FORMULAÇÃO DE TABELAS DE REFERÊNCIAS PARA A AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO EM EXERCÍCIOS LOCALIZADOS PARA MULHERES PRATICANTES DAS MODALIDADES: GINÁSTICA LOCALIZADA, PARA SENHORAS E FITNESS

Eliane Jany Barbanti, Rinaldo Artes, Carmem Diva Saldiva de André, Camila Poplawaski

Resumo


Resumo Em todos os semestres, o CEPEUSP - Centro de Práticas Esportivas da USP oferece programas de atividade física em diversas modalidades.
As alunas das modalidades “Ginástica Feminina” – no CEPEUSP, denominada executivas, fitness e localizada, foram avaliadas através de testes para oito tipos de exercícios localizados, no início e fim do semestre letivo da Universidade de São Paulo-UPS.
Os testes consistem em verificar o numero de repetições dos exercícios que cada aluna consegue executar, durante um minuto, sem interrupções. O objetivo foi a Construção de tabelas contendo valores de referência que permitam classificar o rendimento das alunas de acordo com a faixa etária, a modalidade e ocasião de coleta.
A Função dos Exercícios Localizados é manter e desenvolver a força e a resistência de um determinado músculo ou grupo muscular. O principal objetivo dos exercícios localizados, sejam eles parte de uma aula de aeróbia ou uma aula completa de localizada, é melhorar a força e a resistência dos principais grupos musculares.
O objetivo da ginástica localizada é aumentar a resistência muscular, servir de base para outras atividades físicas como a musculação e exercícios aeróbicos em geral. Permite apenas um ganho pequeno de massa muscular e não um aumento acentuado proporcionado pela musculação devido a peso utilizado nas aulas serem limitados
Intervalos de Referência
Utilizado quando o número de repetições não é afetado pela idade. O intervalo de referência de 90% é dado por onde é o quantil de ordem 95% na N(0,1).
Curvas de Referência
As curvas de referência de 90% para o número de repetições (Y) segundo a idade (X) são estimadas por: em que a e b são os estimadores usuais, e o QMR é o quadrado médio residual da regressão.
Os resultados obtidos pela análise inferencial mostram para alguns exercícios e modalidades, que a idade é um fator importante no rendimento das alunas, nestes casos foram construídas curvas de referência segundo a idade e, como forma alternativa tabela com valores de referência segundo a faixa etária. Os exercícios agachamento no fim; peitoral no início para a modalidade fitness; peitoral no fim; glúteo direito e esquerdo no início; tríceps no fim; abdominal supra no fim; abdominal oblíquo no fim e abdominal inferior no início enquadram-se nesta situação.
Para os demais exercícios e ocasiões de medida (agachamento no início, peitoral no inicio para as modalidades executivas e localizada, glúteo direito e esquerdo no fim, tríceps no início, abdominais supra e oblíquo no início e abdominal inferior no fim)
Foram construídas tabelas com valores de referência, uma vez que a idade não apresentou influência significativa no desempenho.

Palavras-chave


Exercícios localizados, Tabelas de referência, Fitness, Exercícios para Senhoras

Texto completo:

PDF