AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA E EFICÁCIA DA PRÁTICA DE DOIS TIPOS DE EXERCÍCIOS AERÓBICOS E ALONGAMENTO NA QUALIDADE VIDA NO TRATAMENTO DA DEPRESSÃO

Eliane Jany Barbanti

Resumo


O caráter benéfico da prática sistemática de exercícios para a saúde mental vem sendo muito discutido na literatura das áreas de educação física, medicina e psicologia do esporte. Vários estudos relacionam os efeitos da atividade física sobre os sintomas da depressão, ansiedade e estresse. A qualidade de vida, entendida enquanto fenômeno que se inter-relaciona com as diversas dimensões do ser humano, tem sido objeto de inúmeros estudos na comunidade científica. O objetivo deste estudo foi investigar a mudança na qualidade de vida em 45 pacientes depressivos (DP), sobre a remissão de sintomas em indivíduos com episódio depressivo de leve a moderado, que participaram de atividades aeróbias: caminhada e fitness e também fizeram alongamentos no Centro de Práticas Esportivas- CEPEUSP da Universidade de São Paulo; por ação do NUPSEA- Núcleo de Psicologia do Esporte e Atividade Física. As alterações da qualidade de vida foram medidas pelas respostas do questionário de qualidade de vida SF-36: no início das atividades (pré), após dois (2m) e após (4m) do início. Na análise estatística foram comparadas as médias, isto é, foi considerada a média ponderada dos grupos. Foi utilizado o teste T Student para teste de hipótese, com nível de significância de 0, 001 (0,1%) e concluiu-se que houve diferença significativa entre as médias dos grupos com os percentiis de cada grupo nas fases pré, 2m e após 4m os exercícios. Os participantes melhoraram a qualidade de vida após 2m e 4m os exercícios. Através do Teste de Kruskal-Wallis foram construídos gráficos com os percentiis de cada modalidade e verificou-se que não houve diferença entre as atividades de caminhada, fitness e alongamento, todas contribuíram para a melhora da qualidade de vida dos participantes.

Palavras-chave


psicologia do esporte, depressão, qualidade de vida, SF-36, exercício aeróbico, o exercício físico, caminhada, fitness e alongamento.

Texto completo:

PDF