O circo como conteúdo da cultura corporal na Educação Física escolar: possibilidades de prática pedagógica na perspectiva histórico-crítica

Autores

  • Luiza Lana Gonçalves Universidade Vale do Rio Doce
  • Tiago Nicola Lavoura Universidade Estadual de Santa Cruz

DOI:

https://doi.org/10.18511/rbcm.v19i4.3032

Resumo

Este artigo objetiva relatar uma vivência de construção do conhecimento acerca do circo enquanto conteúdo da cultura corporal no campo de intervenção da Educação Física escolar. Valendo-se da teoria do conhecimento do materialismo histórico-dialético, da teoria pedagógica histórico-crítica e da tendência crítico-superadora em Educação Física escolar, buscou-se implementar o circo no currículo da disciplina de Educação Física do 1º ano do Ensino Fundamental de uma Instituição particular de ensino da cidade de Governador Valadares-MG. Tal projeto foi denominado “O Circo da Escola” e desenvolvido com, aproximadamente, 85 crianças de 6 a 7 anos. Na busca pela defesa da escola enquanto instituição responsável pela transmissão do conhecimento historicamente construído e socialmente acumulado, possibilitando a todos os indivíduos o acesso ao conhecimento científico, artístico e filosófico na sua forma mais elaborada, evidencia-se a possibilidade do circo ser tratado pedagogicamente na escola, para que seja perpetuado e transformado ao longo dos anos como uma das produções culturais da humanidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiza Lana Gonçalves, Universidade Vale do Rio Doce

Professora Especialista da UNIVALE. Professora de Educação Física na Educação Básica.

Tiago Nicola Lavoura, Universidade Estadual de Santa Cruz

Realiza seu doutorado em Educação na UFMG, na linha de pesquisa Política, Trabalho e Formação Humana. É líder do Coletivo de Estudos e Pesquisas em Educação e Emancipação Humana - CEPEHU e do Grupo de Pesquisa de Práticas Pedagógicas em Educação Física e Esporte Escolar na Universidade Estadual de Santa Cruz.

Downloads

Publicado

2012-07-11

Edição

Seção

Artigo Original