Edições anteriores
-
v. 8 (2024)
O evento, organizado pelo Mestrado Profissional Inovação em Comunicação e Economia Criativa da Universidade Católica de Brasília (PPGCOM/UCB), propõe a apresentação e debate de suas investigações em torno de diversos temas relevantes para o campo. Neste ano, a temática central será Comunicação, Tecnologia e Inovação Social.
-
v. 7 (2023)
Anais do VII Colóquio Interprogramas Secomunica da Universidade Católica de Brasília - Mestrado Inovação em Comunicação e Economia CriativaDesde sua primeira edição, o Interprogramas tem se consolidado como um evento que reúne estudantes e pesquisadores da comunicação para apresentarem e debaterem suas investigações em torno de diversos temas relevantes para o campo, consistindo, portanto, em um evento interdisciplinar da área. Com isso, o evento acolhe temáticas diversas ligadas à Comunicação, Inovação e Economia Criativa, além de trabalhos que versam sobre a temática ocorrida na VII edição: “Comunicação e Territórios Criativos”.
A temática “Comunicação e Territórios Criativos” deriva das investigações em curso do PPGCOM/UCB. Os Territórios Criativos emergem de uma visão integradora dos espaços urbanos com pessoas, grupos e comunidades criativas, cujos usos desses espaços (às vezes degradados, abandonados e esquecidos) são ressignificados por meio de interações sociais que mobilizam atividades econômicas e criativas simultaneamente. A interseção entre a Comunicação e Território Criativo tangencia a ideia de compartilhamento e trocas simbólicas, na qual está em jogo todo um conjunto de valores relativos ao mito, às crenças, aos vínculos familiares e de amizade, à distinção social e da mobilização de identidades e des-identidades, às micronarrativas, à circulação de conteúdo em mídias digitais etc. Busca-se com isso contribuir com o debate em torno de uma certa descodificação e recodificação dos espaços urbanos entendidos na atualidade como ambientes de inovação, criativos, colaborativos e de empreendedorismo cultural, étnico-racial e de gênero. Ao mesmo tempo, busca-se refletir sobre as políticas públicas que orientam a organização e gestão desses territórios, a perspectiva da sustentabilidade e do desenvolvimento, da inclusão das periferias além de promovermos um debate em favor das lideranças, grupos e comunidades ligados à Economia Criativa (audiovisual, turismo, moda, design, publicidade, eventos, gastronomia, games, softwares etc.)
-
v. 6 (2022)
Sexta edição dos Anais do Interprogramas Secomunica realizado em junho de 2022.
-
v. 5 (2021)
Em 2021, o Interprogramas se torna independente e sair da estrutura do CONECOM (2019-2020) e da SECOMUNICA (2016-2018). Também sai de eventos no mês de outubro-novembro e passa a ser durante maio-junho. -
v. 4 (2020)
O V Colóquio Interprogramas Secomunica é parte integrante do II Congresso de Economia Criativa e Comunicação (II CONECOM) teve como tema: Criatividade e resiliência em tempos de pandemia. Com a finalidade basilar de promover a interface academia-sociedade-mercado por meio de atividades pedagógicas e apresentações de trabalhos tanto científicos quanto artísticos, culturais e comerciais que busquem refletir sobre temas contemporâneos, tomando como base para reflexão sobre o papel das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) não apenas nos processos de ensino-aprendizagem, como também na criação de novos modelos de negócios voltados à Comunicação e Economia Criativa a fim de gerar soluções inovadoras para o difícil momento por que passa o mundo com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
O colóquio faz chamada de resumos expandidos para interessados e, depois das apresentações e relflexões no evento, os publica como artigos completos em anais de eventos, compilados aqui.
-
v. 3 (2019)
O IV Colóquio Interprogramas Secomunica é parte integrante do I Congresso de Economia Criativa e Comunicação (I CONECOM) é um evento realizado pelos cursos de graduação e pós-graduação em Comunicação da Universidade Católica de Brasília (UCB).
O objetivo do evento é promover a troca de saberes interdisciplinares para a produção de conhecimento científico, tecnológico e inovador para o desenvolvimento regional do Distrito Federal, em torno do tema: Comunicação e Economia Criativa.
O congresso reunirá profissionais, pesquisadores e estudantes em uma variada e intensa programação que inclui mesas temáticas e oficinas, além de acolher a IV edição do Colóquio Interprogramas, cuja finalidade é abrir um espaço para a apresentação de trabalhos de pesquisa, incentivando a construção coletiva de conhecimento, as trocas de informação, o debate teórico e metodológico e, sobretudo, o espírito acadêmico integrador em todos os níveis.
O colóquio faz chamada de resumos expandidos para interessados e, depois das apresentações e relflexões no evento, os publica como artigos completos em anais de eventos, compilados aqui.
-
v. 2 (2017)
Em 2017, o Interprogramas Secomunica teve como tema "Diversidade e adversidades: o incomum na comunicação". Foram 17 trabalhos apresentados em 4 sessões: Comunicação organizacional; Comunicação e cultura digital; Mída e cultura e Questões de jornalismo.
O colóquio faz chamada de resumos expandidos para interessados e, depois das apresentações e relflexões no evento, os publica como artigos completos em anais de eventos, compilados aqui.
-
v. 1 (2016)
O Interprogramas é um evento organizado pelo Mestrado em Comunicação da Universidade Católica de Brasília que tem por objetivo fomentar a troca de ideias entre estudantes de Mestrado da área da Comunicação e de áreas correlatas (Educação, Ciências Sociais, Antropologia, Arquitetura, etc) desde que estabeleçam algum diálogo com a Comunicação. Organizado em sessões em função das submissões enviadas, este ano, o Interprogramas acolheu mais de trinta estudantes de várias regiões do país. Trazemos aqui os textos resultados das três sessões de trabalho elaboradas a partir das propostas recebidas: “Arte, mídia e cultura”, “Teorias e cultura digital” e “Comunicação organizacional”. O tema desta essa edição é "Aprendiz de pesquisador".
O colóquio faz chamada de resumos expandidos para interessados e, depois das apresentações e relflexões no evento, os publica como artigos completos em anais de eventos, compilados aqui.