v. 7 n. 1 (2023): Anais do VII Interprogramas - Mestrado Profissional Inovação em Comunicação e Economia Criativa

					Visualizar v. 7 n. 1 (2023): Anais do VII Interprogramas - Mestrado Profissional Inovação em Comunicação e Economia Criativa
Anais do VII Colóquio Interprogramas Secomunica da Universidade Católica de Brasília - Mestrado Inovação em Comunicação e Economia Criativa

Desde sua primeira edição, o Interprogramas tem se consolidado como um evento que reúne estudantes e pesquisadores da comunicação para apresentarem e debaterem suas investigações em torno de diversos temas relevantes para o campo, consistindo, portanto, em um evento interdisciplinar da área. Com isso, o evento acolhe temáticas diversas ligadas à Comunicação, Inovação e Economia Criativa, além de trabalhos que versam sobre a temática ocorrida na VII edição: “Comunicação e Territórios Criativos”.

A temática “Comunicação e Territórios Criativos” deriva das investigações em curso do PPGCOM/UCB. Os Territórios Criativos emergem de uma visão integradora dos espaços urbanos com pessoas, grupos e comunidades criativas, cujos usos desses espaços (às vezes degradados, abandonados e esquecidos) são ressignificados por meio de interações sociais que mobilizam atividades econômicas e criativas simultaneamente. A interseção entre a Comunicação e Território Criativo tangencia a ideia de compartilhamento e trocas simbólicas, na qual está em jogo todo um conjunto de valores relativos ao mito, às crenças, aos vínculos familiares e de amizade, à distinção social e da mobilização de identidades e des-identidades, às micronarrativas, à circulação de conteúdo em mídias digitais etc. Busca-se com isso contribuir com o debate em torno de uma certa descodificação e recodificação dos espaços urbanos entendidos na atualidade como ambientes de inovação, criativos, colaborativos e de empreendedorismo cultural, étnico-racial e de gênero. Ao mesmo tempo, busca-se refletir sobre as políticas públicas que orientam a organização e gestão desses territórios, a perspectiva da sustentabilidade e do desenvolvimento, da inclusão das periferias além de promovermos um debate em favor das lideranças, grupos e comunidades ligados à Economia Criativa (audiovisual, turismo, moda, design, publicidade, eventos, gastronomia, games, softwares etc.)

Publicado: 2023-11-24