ANÁLISE DA DISCRIMINAÇÃO COMO CAUSA DE DIFERENCIAÇÃO DE SALÁRIOS NO MERCADO DE TRABALHO DO BRASIL SEGUNDO GÊNERO E COR.

Authors

  • Gean Ázara Souza Pontifícia Universidade Católica de Goiás
  • Carlos Leão Pontifícia Universidade Católica de Goiás
  • Margot Riemann Pontifícia Universidade Católica de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.31501/ealr.v11i3.11503

Abstract

A “Lei do Preço Único” postula que o mecanismo de concorrência fará com que, em situação de equilíbrio de mercado, duas unidades de bens semelhantes devam apresentar o mesmo preço. Particularmente no mercado de trabalho, dois indivíduos de mesma faixa etária, experiência, ocupação, anos de educação formal e de outras características que afetem sua produtividade, deveriam receber salários iguais. No entanto, nem sempre é isso o que se observa. As razões podem estar associadas tanto a particularidades dos trabalhadores, as vezes não claramente observáveis, quanto também a características dos empregadores.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Gean Ázara Souza, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Professor Universitário. Pós graduação em docência do ensino superior e mestrando em Planejamento e desenvolvimento Territorial. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia, atuando principalmente no seguinte tema: Liberdade econômica.

Carlos Leão, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Católica de Goiás (1979), mestrado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (1985) e doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (2000). Atualmente é professor titular da Universidade Católica de Goiás. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Agrícola, Economia do Trabalho e Estudo da Violência Urnbana, atuando principalmente nos seguintes temas: economia agrícola, economia da produção, eficiência, mercado de trabalho, econometria, estatística, análise da violência, diferenciais de salários.

Margot Riemann, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Cursou Filosofia no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade do Brasil (1969). Possui licenciatura em Matemática e Ciências Sociais pela Johann Wolfgang Goethe Universität, Frankfurt am Main (1976); graduação em Pedagogia pela Johann Wolfgang Goethe Universität, Frankfurt am Main (1979) e doutorado em Educação de Adultos pela Johann Wolfgang Goethe Universität, Frankfurt am Main (1989). Atualmente é professora titular do Departamento de Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Área de concentração: Estado e políticas públicas, desenvolvimento rural na perspectiva territorial, migração, renda, trabalho, violência e criminalidade nas cidades interioranas.

Published

2021-06-06