Efeito da reputação do comprador público nos preços de aquisição de produtos comuns em pregões eletrônicos

Authors

DOI:

https://doi.org/10.31501/ealr.v13i2.12149

Abstract

Essa pesquisa classifica a reputação do comprador público a partir de critérios que sinalizam incertezas contratuais para fornecedores, buscando mensurar os efeitos do comportamento dos compradores públicos nos preços de aquisição de produtos em pregões eletrônicos. Os resultados mostram que compradores públicos de melhor reputação adquirem produtos com preços 31% menores do que compradores de pior reputação. Essas evidências sugerem que compradores de pior reputação afastam fornecedores do processo de contratação, reduzindo a competição e aumentando os preços de aquisição dos produtos. Nesse contexto, a classificação da reputação do comprador público é apresentada como mecanismo para incentivar agentes públicos a seguirem as regras da contratação pública. Conclui-se que o mecanismo de reputação do comprador público contribui para melhorar o desempenho dos agentes na medida em que o benefício da redução dos Custos de Transação dos fornecedores é repassado para os preços dos produtos.

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Published

2022-07-02