Fake News e o uso do Facebook na Eleição Presidencial Brasileira de 2018: ideologias, pós-verdade e aparelhos ideológicos de dominação

Authors

DOI:

https://doi.org/10.31501/ealr.v12i1.12633

Abstract

Neste artigo observamos a dinâmica conversacional no Facebook durante as eleições presidenciais brasileiras de 2018 sob a perspectiva materialista da comunicação. O estudo caracteriza como o processo eleitoral foi influenciado pelas mídias sociais, instrumentalizadas principalmente pela candidatura que representava os interesses das elites econômicas do país. Coletamos as postagens realizadas pelas 155 páginas políticas com maior audiência no Facebook ao longo das eleições e interpretamos, com base na metodologia de análise de conteúdo, as dimensões ideológicas das mensagens mais compartilhadas. Nossos resultados mostram o predomínio das páginas da nova direita na rede numa disputa onde prevaleceram a campanha negativa, a incitação ao ódio e as fake news, em detrimento do debate propositivo. A exitosa estratégia discursiva das classes dominantes consistiu em associar a corrupção à esquerda, e sobretudo ao Partido dos Trabalhadores (PT), por um lado, e defender narrativas conservadoras - no campo moral e dos costumes - e o ultraliberalismo econômico, por outro.

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Author Biographies

Gustavo Menon, Docente na Faculdade de Guarulhos (FAG) e no Centro Universitário Senac - Santo Amaro

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina - PROLAM/USP. Mestre no Programa de Estudos de Pós-Graduados em Ciências Sociais na PUC-SP
Cientista Social pela PUC-SP. Pesquisador do Núcleo de Estudos de Ideologias e Lutas Sociais - NEILS/PUC-SP. Docente na Faculdade de Guarulhos (FAG) e no Centro Universitário Senac - Santo Amaro.

Natasha Bachini, Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Sociologia do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ)

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Sociologia do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ). Professora no curso de Pós-graduação em Mídia, Política e Sociedade da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). Coordenadora do projeto M Facebook, do Manchetômetro (LEMEP). Pesquisadora associada do Núcleo de Estudos de Teoria Social e América Latina (NETSAL) e do Laboratório de Estudos de Mídia e Esfera Pública (LEMEP), ambos situados no IESP.-UERJ. Mestra em Ciências Sociais pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), no qual é pesquisadora associada do Núcleo de Estudos em Arte, Mídia e Política.

Published

2021-07-09