O “Modelo dos Limões” aplicado ao contrato sob o regime jurídico de transferência de estabelecimento empresarial: uma análise econômica do Direito DOI: http://dx.doi.org/10.18836/2178-0587/ealr.v6n1p152-191

Authors

  • Osdimar Okanor Goncalves Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Marcia Carla Pereira Ribeiro Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

DOI:

https://doi.org/10.18836/2178-0587/ealr.v6n1p152-191

Abstract

A partir da Análise Econômica do Direito, particularmente utilizando-se do modelo econômico de análise conhecido como “Lemons Model” proposto pelo economista G. Akerlof, o presente estudo analisa o possível comportamento estratégico na decisão dos empresários em face das transações de alienação de estabelecimento empresarial. São analisadas as regras do Código Civil e sua capacidade de potencialização de riscos, bem como as consequências econômicas decorrentes do alargamento do âmbito da declaração de ineficácia do negócio jurídico na hipótese de eventual surgimento de insolvência do alienante, mesmo diante da inexistência de decretação de falência. Conclui-se que o regime jurídico atual da alienação tende a incentivar a decisão estratégica dos empresários pelo encerramento da atividade empresarial, podendo ocasionar não somente prejuízos econômicos àqueles envolvidos diretamente na transação, mas também à sociedade em razão da redução no recolhimento de tributos e perda de empregos, e, em maior amplitude, o colapso do próprio “mercado de transferências”.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Osdimar Okanor Goncalves, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Mestrando em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Especialização em Direito e Processo Tributário Empresarial pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Graduado em Engenharia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Université de Technologie de Compiègne (UTC França). Membro da Associação Paranaense de Direito & Economia (ADEPAR). Advogado na área de Propriedade Intelectual.

Marcia Carla Pereira Ribeiro, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Doutora em Direito pela UFPR. Professora Titular de Direito Societário na PUCPR, Professora Associada de Direito Empresarial UFPR. Estágio de Pós-doutorado pela FGVSP (2005-2006). Pós-doutorado pela Universidade de Lisboa (2011/2012). Pesquisadora Convidada da Université de Montréal - CA (2007). Pesquisadora fundação de produtividade da Fundação Araucária. Ex-Presidente da ADEPAR - Associação Paranaense de Direito e Economia (2009-2011) e da ABDE - Associação Brasileira de Direito e Economia (2010-2011). 

Published

2016-01-12