TOMADA DE DECISÃO NO LICENCIAMENTO AMBIENTAL DA OUC PORTO MARAVILHA/RJ SOB A ÓTICA DA AVALIAÇÃO ESTRATÉGICA E DA ANÁLISE HIERÁRQUICA MULTICRITÉRIO

Authors

  • Jorge Antônio Martins Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Matheus Rocha Pitta Chacur Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Nina Lys de Abreu Nunes Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.31501/ealr.v7i2.6441

Abstract

O presente artigo apresenta como estudo de caso de licenciamento ambiental a Operação Urbana Consorciada Porto Maravilha, no Rio de Janeiro, no qual, a obrigatoriedade do EIA foi ignorada pela administração municipal, realizando-se apenas um Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) para a emissão de licença prévia e demolindo-se o viaduto da Perimetral sem observar alternativas, exigência legal. A partir do método de Godet para análise estrutural estratégica, foram identificados pontos críticos do processo de tomada de decisão que induzem instabilidade de cenários. Também pelo método da análise hierárquica multicritério (AHP) de Saaty, simulou-se comparativamente ao projeto oficial, o desempenho da alternativa “Parque-Mirante elevado” para verificar-se o peso implícito que teria sido dado à desobstrução visual, em face a outros critérios. Por fim, com fundamento na literatura científica sobre modelos de tomada de decisão, conclui-se criticamente sobre qual deles melhor coadunar-se-ia com o caso em tela.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Jorge Antônio Martins, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Foi professor de 1997 a 2011 do Programa de Engenharia de Transportes da COPPE e desde então do Insrtituto de Economia e do IPPUR. Perito do Ministério Público do RJ desde 1997.

Matheus Rocha Pitta Chacur, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Economista, Mestrando do PPED/IE/UFRJ

Published

2017-01-27