Análise Econômica do Direito e o Compliance Empresarial: Apreciação Jurídico-Econômica dos Programas de Conformidade e Custos de Prevenção

Authors

  • Bráulio Cavalcanti Ferreira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Bruna Pamplona de Queiroz Universidade Federal de Santa Catarina.
  • Everton das Neves Gonçalves Universidade Federal de Santa Catarina.

DOI:

https://doi.org/10.31501/ealr.v9i1.8455

Abstract

O presente artigo tem como escopo analisar em instância teórica os chamados Programas de Compliance através da lente jurídica da Análise Econômica do Direito (AED). Para tanto, abordam-se: (i) os paradigmas e desafios estabelecidos pela Ordem Constitucional Econômica brasileira; (ii) o conceito de Compliance, a partir das estruturas de incentivos instituída pela Lei n. 12.846/13; (iii) a análise histórica da AED e (iv) a aplicação do instrumental teórico da AED aos Programas de Conformidade. Como marco teórico, adota-se a obra The Cost of Accidents, a legal and economic analysis, de Guido Calabresi, para determinar o nível ótimo de prevenção dos Programas de Compliance no âmbito empresarial. Por meio do método de abordagem dedutivo e do procedimento de análise bibliográfico, analisam-se os custos e os benefícios incorridos na adequação da atividade econômica à legislação brasileira vigente. Nesse sentido, são analisados os custos primários, secundários e terciários, estudados por Calabresi, concluindo-se pela necessidade e, mesmo, obrigação de adoção de Programas de Compliance, ainda que se incorrendo em custos de prevenção que se justificam considerando-se eventuais indenizações e sanções previstas em Lei.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Bráulio Cavalcanti Ferreira, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor de Legislação, Ética e Atuação Profissional na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Advogado, graduado em Direito Pela Universidade Federal de Santa Catarina; membro do Centro de Estudos Jurídico-Econômicos e de Gestão para o Desenvolvimento (CEJEGD) do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ/UFSC).

Bruna Pamplona de Queiroz, Universidade Federal de Santa Catarina.

Mestranda em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pós-graduanda em Direito Empresarial pela PUCMG. Advogada, graduada em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); membro do Centro de Estudos Jurídico-Econômicos e de Gestão para o Desenvolvimento (CEJEGD) do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ/UFSC).

Everton das Neves Gonçalves, Universidade Federal de Santa Catarina.

Graduado em Direito pela Unianchieta de Jundiaí/SP e em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG/RS); Especialista em Administração Universitária pela FURG/RS; Especialista em Comércio Exterior e Integração Econômica no MERCOSUL pela FURG/RS; Mestre em Direito, na área de Instituições Jurídico-Políticas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/SC); Doutor em Direito Econômico pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/MG); Doctor en Derecho Internacional Económico por la Universidad de Buenos Aires (UBA/ Bs. As.) Argentina; Professor Associado IV, credenciado no Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGD/UFSC); Pesquisa Análise Econômica do Direito e Direito Econômico; Coordenador do Centro de Estudos Jurídico-Econômicos e de Gestão para o Desenvolvimento (CEJEGD) do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ/UFSC); E-mail: evertong@vetorial.net.

Published

2018-04-30