LICITAÇÕES E EFICIÊNCIAS EM COMPRAS PÚBLICAS: UM ESTUDO DE CASO PARA A UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS

Authors

  • Rodrigo Nobre Fernandez Universidade Federal de Pelotas
  • Natália Xavier de Medeiros Universidade Federal de Pelotas
  • Claudio Shikida Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.31501/ealr.v9i3.9372

Abstract

Este trabalho realizou um estudo tencionando entender os fatores que contribuem para o cumprimento de contratos advindo de licitações na modalidade pregão. Para esse fim, utiliza-se uma base de dados composta por detalhamento das compras realizadas para Universidade Federal de Pelotas em 2016. À vista disso, são estimados modelos Probit, para duas variáveis dependentes diferentes: notificação e penalização. As estimativas são feitas em duas partes: na primeira são usados como controle a localização no estado, o valor da compra, o porte da empresa, o prazo de entrega da compra, o sistema de pregão e a razão da compra no total do adjudicado para o fornecedor. Num segundo momento, elaborou-se um modelo incluindo-se dummies para os setores da indústria. Os resultados sugerem que a localização e o porte da empresa são fatores importantes para que a compra seja bem-sucedida. Em relação à análise por setor, os resultados revelaram que os setores de compras mais recorrentes, isto é, material de expediente e de manutenção predial, apresentam efeito negativo para notificação e penalização.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Rodrigo Nobre Fernandez, Universidade Federal de Pelotas

Doutor em Economia Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - PPGE/UFRGS (2014). Mestre em Economia Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Organizações e Mercados da Universidade Federal de Pelotas - PPGOM/UFPEL (2011). Graduado em ciências econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2008). Técnico em Sistemas para Internet e Intranets pelo Colégio Técnico Industrial Professor Mário Alquati - CTI/FURG (2004). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Pelotas, é o atual coordenador do curso de ciências econômicas e coordenador adjunto do curso de mestrado em economia aplicada. Tem experiência na área de Economia, atuando principalmente nos seguintes temas: Parcerias Público-Privadas, Concessões, Contratos, Regulação, Infraestrutura e Econometria Aplicada.

Natália Xavier de Medeiros, Universidade Federal de Pelotas

Especialista em Administração Pública e Gerência das Cidades pela Uninter, possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Pelotas e em Tecnologia em Sistemas de Telecomunições pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense. Atualmente é servidora pública federal na Universidade Federal de Pelotas atuando na área de gestão de pessoas e motivação com ênfase no serviço público.

Claudio Shikida, Universidade Federal de Pelotas

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992), com mestrado em Economia pela Universidade de São Paulo (1998). Doutor em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Atualmente é professor do Curso de Ciências Econômicas da UFPel.

Published

2019-09-11