O valor econômico da reputação em aplicativos que promovem a economia compartilhada e sua percepção como mecanismos de segurança

Authors

DOI:

https://doi.org/10.31501/ealr.v12i1.9994

Abstract

O presente trabalho pretendeu apresentar o valor econômico da reputação que advém de avaliações de usuários e outros critérios em aplicativos que promovem a economia compartilhada. Para tanto, primeiramente, é apresentado o contexto social que estimula essa modalidade econômica, tratando dos indicativos de reputação e o valor econômico de tais avaliações, que estimulam novas contratações, bem como a utilização de tais índices como mecanismos de segurança. Conclui-se, por fim, que a tendência é que, num futuro próximo, ocorra a transposição da reputação de um aplicativo para outro. O referencial teórico adotado ancorou-se no princípio da solidariedade e nos estudos de Foucault a respeito de biopolítica, optando-se pelo método dedutivo e dialético, essencialmente embasado em pesquisa bibliográfica.

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Author Biographies

Jefferson Aparecido Dias, UNIMAR (Universidade de Marília)

[1] Doutor em Direitos Humanos e Desenvolvimento pela Universidade Pablo de Olavide, de Sevilha, Espanha. Procurador da República do Ministério Público Federal em Marília e Professor permanente do Programa de Mestrado e Doutorado em Direito da UNIMAR (Universidade de Marília). E-mail: jeffersondias@unimar.br

Bruno Torquete Barbosa, FAIR/UNIASSELVI de Rondonópolis (MT)

[1] Mestre em Direito da Universidade Marília – UNIMAR, Especialista pela Universidade da Amazônia –UNAMA, Professor do curso de Direito da FAIR/UNIASSELVI de Rondonópolis (MT), Advogado. E-mail: torquete@hotmail.com.

Published

2021-07-09