Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Histórico
Lançada em 1987 a RBCM nasceu de uma parceria entre o CELAFISCS e a então Faculdade de Educação e Cultura do ABC (FEC). Em sintonia com os novos paradigmas da área, que além das fases anteriores do esporte e do “fitness”, alcançava a era da atividade física, vindo daí o nome mais amplo: Movimento. Com essa energia, já no seu segundo volume recebeu reconhecimento oficial e foi indexada no Index Medicus Latino-Americano e o ISSN 0103-1716. Durante sete anos consecutivos foi um importante espaço para divulgação e reflexão da área; com penetração crescente junto à docentes pesquisadores, técnicos e estudantes. Problemas institucionais interromperam a série histórica. Mas o ano de 1999 foi decididamente importante não só pela celebração do Jubileu de Prata do CELAFISCS e pela assinatura do documento oficial que fixava a parceria entre o Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul e a Universidade Católica de Brasília para trazer de volta a comunidade científica a Revista Brasileira de Ciência e Movimento. Esse "Termo de Compromisso" é parte integrante do Convênio de Cooperação Técnica, Intercâmbio Didático e Cultural assinado pelas duas instituições. A Revista Brasileira de Ciência e Movimento é hoje um órgão de divulgação científica oficial do Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul – CELAFISCS e da Universidade Católica de Brasília – UCB. Atualmente a RBCM é publicada trimestralmente em formato bilingüe (português e inglês), com resumos também em espanhol. A RBCM é indexada nas seguintes bases de periódicos científicos: SIBRADID, LILACS.


Missão
A missão da RBCM é disseminar a produção científica nas áreas da atividade física, do exercício e do esporte, através da publicação de resultados de pesquisas originais e de outras formas de documentos que contribuam para o conhecimento fundamental e aplicado no âmbito das Ciências da Saúde.

Direitos autorais
O(s) Autor (es), na qualidade de titular (es) do direito de autor do artigo submetido à publicação, de acordo com a Lei nº. 9610/98, concorda(m) em ceder os direitos de publicação à Revista Brasileira de Ciência e Movimento e autoriza(m) que o mesmo seja divulgado gratuitamente, sem ressarcimento dos direitos autorais, por meio do Portal de Revistas Eletrônicas da UCB, para fins de leitura, impressão e/ou download pela Internet, a partir da data da aceitação do artigo pelo Conselho Editorial da Revista.

 

Políticas de Seção

Expediente

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Artigo Original

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Ensaio

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigo de Revisão

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Seção Especial

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Ponto de Vista

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

A Palavra é sua

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Carta ao Editor

Verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Quem sabe lê

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Normas
Serão aceitos artigos escritos na língua portuguesa e, a critério do Conselho Editorial, autores e ou grupos estrangeiros poderão publicar artigos escritos em inglês. Todos os artigos serão publicados na íntegra em português e em inglês, com resumos também em espanhol, sendo responsabilidade do autor a produção das versões estrangeiras.

Instruções para envio: A RBCM adota as regras de preparação de manuscritos da Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals (International Committee of Medical Journal Editors). Uniform requirements for manuscripts submitted to biomedical journals. Ann Intern Med 1997; 126: 36-47), cuja última atualização, realizada em outubro de 2004, está disponível na internet .

DUPLA SUBMISSÃO Os artigos submetidos à RBCM serão considerados para publicação somente com a condição de que não tenham sido publicados ou estejam em processo de avaliação para publicação em outro periódico, seja na sua versão integral ou em parte. A RBCM não considerará para publicação artigos cujos dados tenham sido disponibilizados na Internet para acesso público. Se houver no artigo submetido algum material em figuras ou tabelas já publicado em outro local, a submissão do artigo deverá ser acompanhada de cópia do material original e da permissão por escrito para reprodução do material.

CONFLITO DE INTERESSE Os autores deverão explicitar, através de formulário próprio (Divulgação de potencial conflito de interesses – a seguir), qualquer potencial conflito de interesse relacionado ao artigo submetido, conforme determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (RDC 102/ 2000) e do Conselho Federal de Medicina (Resolução nº 1.595/2000). Esta exigência visa informar os editores, revisores e leitores sobre relações profissionais e/ou financeiras (como patrocínios e participação societária) com agentes financeiros relacionados aos produtos farmacêuticos ou equipamentos envolvidos no trabalho, os quais podem teoricamente influenciar as interpretações e conclusões do mesmo. A existência ou não de conflito de interesse declarado estarão ao final de todos os artigos publicados.

BIOÉTICA DE EXPERIMENTOS COM SERES HUMANOS A realização de experimentos envolvendo seres humanos deve seguir a resolução específica do Conselho Nacional de Saúde (nº 196/96) disponível na internet , incluindo a assinatura de um termo de consentimento informado e a proteção da privacidade dos voluntários.

BIOÉTICA DE EXPERIMENTOS COM ANIMAIS A realização de experimentos envolvendo animais deve seguir resoluções específicas (Lei nº 6.638, de 08 de maio de 1979; e Decreto nº 24.645 de 10 de julho de 1934).
ENSAIOS CLÍNICOS Os artigos contendo resultados de ensaios clínicos deverão disponibilizar todas as informações necessárias à sua adequada avaliação, conforme previamente estabelecido. Os autores deverão referir-se ao “CONSORT” .

REVISÃO PELOS PARES Todos os artigos submetidos serão avaliados por um ou dois revisores com experiência e competência profissional na respectiva área do trabalho e que emitirão parecer fundamentado, os quais serão utilizados pelos Editores para decidir sobre a aceitação do mesmo. Os critérios de avaliação dos artigos incluem: originalidade, contribuição para corpo de conhecimento da área, adequação metodológica, clareza e atualidade. Os artigos aceitos para publicação poderão sofrer revisões editoriais para facilitar sua clareza e entendimento sem alterar seu conteúdo.

CORREÇÃO DE PROVAS GRÁFICAS Logo que prontas, as provas gráficas em formato eletrônico serão enviadas, por e-mail, para o autor responsável pelo artigo. Os autores deverão devolver, também por e-mail, a prova gráfica com as devidas correções em, no máximo, 48 horas após o seu recebimento. O envio e retorno das provas gráficas por correio eletrônico visa agilizar o processo de revisão e posterior publicação das mesmas.

DIREITOS AUTORAIS Todas as declarações publicadas nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores. Entretanto, todo material publicado torna-se propriedade da Editora, que passa a reservar os direitos autorais. Portanto, nenhum material publicado na RBCM poderá ser reproduzido sem a permissão por escrito da Editora. Todos os autores de artigos submetidos à RBCM deverão assinar um Termo de Transferência de Direitos Autorais, que entrará em vigor a partir da data de aceite do trabalho. O autor responsável pelo artigo receberá, sem custos, a separata eletrônica da publicação (em formato PDF).

ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIA
Profa. Dra. Tânia Mara Vieira Sampaio
Editora-Chefe da RBCM.
Prédio São João Bosco Sala G-3A
QS 07 Lote 01 EPCT - Águas Claras
CEP 71996-700 Taguatinga – DF.
E-mail: jonato@ucb.br

 

Periodicidade

Trimestral

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema para criar um sistema de arquivo distribuido entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.

 

Corpo Editorial

Editores-chefes
Dr Jonato Prestes - UCB
Dr Junior Vagner Pereira da Silva - UFMS

Editores Associados
Dr. Jonato Prestes - UCB
Dr. Francisco Martins da Silva - UCB
Dra. Sandra M. M. Matsudo - CELAFISCS
Dr. Timóteo Leandro Araújo - CELAFISCS
Dr. Victor Keihan R. Matsudo - CELAFISCS

Editores de Seção
Prof. Dr. Amilton Vieira - UNB
Prof. Dr. Bruno Gualano - USP
Prof. Dr. Carlo Henrique Golin - UFMS
Prof. Dr. Dirceu Silva - UFMS
Prof. Dr. Hugo Santana - UFMS
Prof. Dr. Marcos Fernandes Gimenes - UESC
Prof. Dr. Guilherme Borges Pereira - UCB
Prof. Dr. Marcelo Moraes e Silva -UFPR
Prof. Dr. Milton Rocha Moraes - UCB
Prof. Dr. Ricardo Yukio Asano - UMC
Prof. Dr. Riller Silva Reverdito - UNEMAT
Profª. Drª Tânia Mara Vieira Sampaio - IFGO
Prof. Drº Thiago Ferreira Sousa - UFTM

Avaliadore(a)s internacionais
Prof. Dr. António Manuel Marques De Sousa Alves Lopes - Faculdade de Educação Física e Desporto, Universidade Lusófona, Lisboa-Portugal
Prof. Dr. Antonio Antúnez Medina - Universidad de Extremadura, Facultad de Educació, Espanha
Profa. Dra. Elsa Cristina Sacramento Pereira - Universidade do Algarve, Portugal
Prof. Dr. Miguel Conejo - Universidad Concepcion, Chile
Prof. Dr. Cesar Torres - State University New York, EUA
Prof. Dr. Gonzalo Bravo - West Virginia University, EUA
Prof. Dr. Jorge Saraví - Universidad La Plata, Argentina
Profa. Dra. Luz Amelia Hoyos Cuartas - Facultad de Educación Física Universidad Pedagógica Nacional, Colombia
Prof. Dr. Luiz Fernando Aragon - Universidad Costa Rica, Costa Rica
Prof. Dr. Pablo Ariel Schradrosky - Universidad La Plata, Argentina
Prof. Dr. Samuel Martinez - Universidad Iberoamerica, México
Profa. Dra. Sofia Cristina Carreiras Fonseca - Faculdade de Educação Física e Desporto, Universidade Lusófona, Lisboa-Portugal

Secretária Executiva
Daniella Marques - UFMS

Editor Junior
Cláudio Benites - UFMS
Heloyse Nunes

Avaliadores
Dr. Alberto Carlos Amadio (USP)
Dr. Alciane Marinho (UDESC)
Dr. Alessandro Zagatto (UFMS)
Dr. Alex Franco Braga (UFRGS)
Dr. Alfredo Feres Neto (UnB)
Dra. Antonia Della Pria Bancokoff (Unicamp)
Dr. Antonio Carlos Bramante (Universidade de Sorocaba)
Dr. Antonio Herbert Lancha Jr. (USP)
Dr. Aylton Jose Figueira Jr.(USJT)
Dr. Benedito J. Denadai (Unesp)
Dr. Carlos Augusto Monteiro (USP)
Dr. Carlos Roberto Duarte (Unesc)
Dra. Carmen Silvia Grubert Campbell (UCB)
Dra. Claudia Forjaz (USP)
Dr. Cláudio Gil Soares Araújo (UGF)
Dr. Cláudio Olavio de A. Córdova (UCB)
Dr. Cléber Augusto Gonçalves Dias (UFG)
Dr. Daniel Alexandre Boullosa (UCB)
Dr. Dante de Rose Jr (USP-ECHA)
Dr. Dartagnan Pinto Guedes (UEL)
Dra. Elaine Romero (UFRJ)
Dr. Eduardo Kokubum (Unesp)
Dr. Emilson Colantonio (UNIFESP)
Dr. Erinaldo Andrade (Celafiscs)
Dra. Flavia Meyer (UFRS)
Dr. Flávio de Oliveira Pires (UCB)
Dr. Francisco Martins da Silva (UCB)
Dr. Francisco Rosa Neto (UDESC)
Dra. Gisele Assis Monteiro (FMU)
Dra. Gislane Ferreira de Melo (UCB)
Dr. Giuliano Pimentel (UEL)
Dr. Go Tani (USP)
Dr. Herbert Gustavo Simões (UCB)
Dr. João Carlos Jaccottet Piccoli (Feevale)
Dr. Jonatas França Barros (UFRN)
Dr. Jonato Prestes (UCB)
Dr. Juan Jose Blanco Herrera (UCB)
Dr. Juares Vieira do Nascimento (UFSC)
Dr. Junior Vagner Pereira da Silva (UFMS)
Dr. Laercio Elias Pereira(UniFMU/ESEF Muzambinho)
Dr. Lamartine Pereira da Costa (UGF)
Dr. Luis Antonio dos Anjos (UFF)
Dra. Marcia Resende Uchoa (USP)
Dr. Marcos Gimenes Fernandes (UESC)
Dr. Marco Paulo Stigger (UFRGS)
Dr. Marco Túlio de Melo
Dra. Maria Beatriz Rocha Ferreira (UNICAMP)
Dra. Maria Luiza de Jesus (USJT)
Dra. Maria de Fátima Silva Duarte (UFSC)
Dra. Maria Regina Ferreira Brandão (USJT)
Dr. Mario Maia Bracco (Unifesp)
Dra. Marli Nabeiro (Unesp)
Dr. Marcus Vinicius Nahas (UFSC)
Dr. Martin Francisco Bottaro (UnB)
Dr. Mauricio Teodoro Souza (FES)
Dr. Mauro Ferreira (Uniban)
Dr. Mauro Fisberg (Unifesp)
Dra. Nanci Maria de França (UCB)
Dr. Paulo de Tarso Veras Farinaaatti(UFRJ)
Dr. Roberto Fernandes da Costa (UFRS)
Dr. Ricardo Jacó de Oliveira (UnB)
Dr. Ricardo Ricci Uvinha (USP)
Dr. Rui Curi (USP)
Dra. Sandra M. M. Matsudo (CELAFISCS)
Dra. Sheila A. P. dos Santos Silva (USJT)
Dra. Silene S. Okuma (USP)
Dra. Tânia Mara Vieira Sampaio (UCB)
Dra. Tânia Pithon Curi (Unicsul)
Dr. Turibio Leite de Barros (Unifesp)
Dr. Vagner Raso (USP)
Dr. Victor Andrade de Melo (UFRJ/UFMG)
Dr. Victor Hugo Alves Okazaki (UEL)
Dr. Victor K. R. Matsudo (CELAFISCS)
Dr. Vilma Lení Nista-Piccolo (UFTM)
Dr. Wagner Wey Moreira (UFTM)

 

Conselho Consultivo - RBCM

UCB
Dr. Herbert Gustavo Simões
Dra. Tânia Mara Vieira Sampaio

CELAFISCS
Dr. Victor Keihan Rodrigues Matsudo
Dra. Sandra M. Mahecha Matsudo
Dr. Timóteo Leandro de Araújo

UCB
REITOR
Dr. Cícero Ivan Ferreira Gontijo

PRO-REITOR DE GRADUAÇÃO
Dr. Mozart Foschete da Silva

PRO-REITOR DE PESQUISA E POS-GRADUAÇÃO
Dr. Ruy de Araujo Caldas

PRO-REITOR DE EXTENSÃO
Dr. Ricardo Spindola Mariz

DIRETOR ADMINISTRATIVO
Paulo Fernando de Lara

DIRETOR DO PROGRAMA DE POS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Dr. Herbert Gustavo Simões

DIRETOR DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Dr. Francisco Martins da Silva