A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E AS ATIVIDADES CIRCENSES: NOTAS SOBRE UM ENCONTRO FORMATIVO

Autores

  • Gilson Santos Rodrigues Faculdade de Educação Física - Universidade Estadual de Campinas
  • Teresa Ontañón Barragán Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Uberlândia-MG.
  • Marco Antonio Coelho Bortoleto Faculdade de Educação Física - Universidade Estadual de Campinas
  • Elaine Prodocimo Faculdade de Educação Física - Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.31501/rbcm.v28i2.10584

Resumo

O objetivo do presente estudo foi analisar um projeto de extensão universitária em atividade desde 2006 e cujo intuito reside no oferecimento de atividades circenses para crianças de 6 a 12 anos nas dependências de uma Universidade pública brasileira no interior do estado de São Paulo. Considerando que se trata de um projeto consolidado, em curso há mais de 10 anos, foi realizada pesquisa qualitativa, por meio de observações de campo durante um semestre de atividades (16 encontros) e entrevistas semiestruturadas com os monitores e com o coordenador do projeto. Os resultados apontam aulas ministrados por educadores em formação acadêmica (graduados e pós-graduandos em Educação Física) sendo suplantados por um coletivo de estudiosos do Circo (artistas, historiadores, pedagogos), atividades e ações pedagógicas orientadas por uma diversidade de fontes de conhecimentos e (re)ações discentes em acordo com as proposições educativas do projeto. A ludicidade dos jogos e brincadeiras, a aceitação das diferenças e o contato com a diversidade de práticas circenses atreladas à expressividade, criatividade e criticidade foram elementos que permearam o projeto e configuram-se em princípios a serem extrapolados (adaptados e/ou inspiradores) para outras iniciativas com a pedagogia das atividades circenses. Por fim, ressaltamos, a partir dos resultados observados e das proposições apresentadas, que a desejada composição arte circense/Educação Física escolar dá azo ao tensionamento de uma educação demasiada informativa, opinativa e imediatista. De resto, vale a menção de que está em jogo o desafio aos professores de Educação Física por engendrar gretas para a temática circense em suas propostas curriculares.

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Biografia do Autor

Gilson Santos Rodrigues, Faculdade de Educação Física - Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação - bacharelado (2014) e licenciatura (2015) - em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas e mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2018). Atuou como estudante/bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, no subprojeto Interdisciplinar (2013-2014), atuou no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica - PIBIC/CNPq (2014-2015), foi bolsista de mestrado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES (2016-2018). Atuou também como monitor no projeto de extensão universitária <Atividades circenses para crianças> (2013-2018). É membro do grupo de estudos e pesquisas das artes circenses - CIRCUS/FEF/Unicamp. Atualmente é doutorando em Educação Física pela Faculdade de Educação Física - FEF/Unicamp. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: circo, pedagogia, pedagogia das atividades circenses, jogos circenses, jogos, lúdico, aéreos, arte-educação e Educação Física.

Teresa Ontañón Barragán, Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Uberlândia-MG.

Doutorado em Educação Física pela Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com Mestrado na mesma Faculdade, na área de Educação Física e Sociedade. Possui Graduação (Licenciatura e Bacharelado) em Ciencias de la Actividad Física y del Deporte pela Universidad Politécnica de Madrid, com especialidade em Educação Física, Lazer e Recreação. Possui também licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Norte de Paraná. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar, Jogo, Formação de professores, ensino das Artes corporais na escola e ensino de Circo. Tem trabalhado também com iniciação esportiva em basquetebol na "Fundación del Real Madrid". Membro e pesquisadora do Grupo CIRCUS (Grupo de Estudos e Pesquisa das Artes Circenses da FEF/UNICAMP). Atualmente atua como professora substituta na Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Uberlândia.

Marco Antonio Coelho Bortoleto, Faculdade de Educação Física - Universidade Estadual de Campinas

Graduado (Licenciatura Plena) em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba (1997), Mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2000), Doutorado pela Universidade de Lleida (2004) no Instituto Nacional de Educação Física da Catalunha (INEFC) na Espanha (2004) e Livre Docente (Professor Associado) FEF-UNICAMP (2016). Realizou Estágio de Pós-doutorado na Faculdade de Motricidade Humana (FMH) da Universidade de Lisboa (Portugal) (2010-2011) e na Universidade de Manitoba (Canadá, 2018). Professor visitante na Universidad A Coruña (Espanha) em 2011 e na Universidad de La Plata (Argentina, 2017). Professor de Acrobacia na Escola de Circo de Barcelona (Espanha, 2001-2005). Casado e pai da Leticia e da Alicia! Atualmente é Professor MS5 (Livre Docente / Associado) do Departamento de Educação Física e Humanidades (DEFH) da Faculdade de Educação Física da UNICAMP. Membro do Comitê de Ginástica para Todos (GPT 2012-2020) e da Comissão de Educação (2017-20) da Federação Internacional de Ginástica (FIG). Pesquisa na área de Educação Física, com ênfase na Ginástica e no Circo, enfocando nas seguintes temáticas: pedagogia e segurança das atividades circenses; cultura de treinamento da ginástica artística; formação em Ginástica para Todos; Tecnologias elásticas e formação de acrobatas. Tem suas pesquisas fundamentadas principalmente na Praxiologia Motriz.

Elaine Prodocimo, Faculdade de Educação Física - Universidade Estadual de Campinas

Possui mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (1994) e doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Atualmente é livre docente da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Física Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física escolar, escola, violência, educação infantil e jogo.

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Publicado

2020-08-10

Edição

Seção

Artigo Original