Verificação da influência aguda em duas intensidades do exercício aeróbico sobre o desempenho da força em idosos
DOI:
https://doi.org/10.18511/rbcm.v16i2.1130Resumo
OobjetivodopresenteestudofoicompararainfluênciaagudadeduasdiferentesO objetivo do presente estudo foi comparar a influência aguda de duas diferentes intensidades do exercício aeróbico sobre o número de repetições em um exercício de força, em idosos não atletas. Cinco mulheres (65,4±5,7 anos; 59,4±2,4 kg; 157±5,7 cm) e três homens (68±2 anos; 72,6±6,6 kg; 169,3±2,5 cm) com experiência em ambas atividades, realizaram 20 minutos de trabalho aeróbico nas intensidades determinadas (60 ou 80% da FCmáx.), seguidos de três séries no exercício leg-press. Para determinação da carga, foram conduzidos testes de 10RM nos exercícios selecionados (teste e re-teste), e a FCmáx foi determinada através de teste de esforço máximo, com protocolo de Balke-Ware. O número de repetições em cada série após cada intensidade aeróbica foi analisado pela ANOVA de medidas repetidas, seguida do teste post-hoc de Scheffé. O número total de repetições no exercício em cada seqüência foi analisado pelo teste t-student para amostras dependentes. Os resultados dos testes demonstraram reduções significativas no número total de repetições (somatório das três séries), quando executados após exercício aeróbico em 80% quando comparado a 60%. Verificou-se também que após o exercício aeróbico a 80% da FCmáx., todos os avaliados apresentaram maior grau de cansaço, expresso através da percepção subjetiva de esforço. Tal efeito inibitório ficou mais evidenciado através da análise intersequêncial, no qual foi observado que a 80% da FCmáx. ocorreu maior redução do desempenho da força. Conclui-se então, que independentemente das intensidades estudadas, 20 minutos de treinamento aeróbico, são suficientes para provocar redução no desempenho da força em idosos não atletas. PaAlaAvraRAs-chaAve: Treinamento de força. Exercícios resistidos. Desempenho. Treinamento concorrente. NomeOME doDO autoresAUTORES: Verification of acutte influence in two intensitiesDownloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais
Cada autor deve ler e assinar os documentos
(1) Declaração de Responsabilidade e
(2) Transferência de Direitos Autorais.
Primeiro autor: (nome e endereço)
______________________________
Título do manuscrito:
____________________________________________________________________________________________________________________
Declaração de Responsabilidade – Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar declaração de responsabilidade nos termos abaixo:
- Certifico que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.
- Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este manuscrito, em parte ou na íntegra, nem outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, quer seja no formato impresso ou no eletrônico, exceto o descrito em anexo.
- Atesto que, se solicitado, fornecerei ou cooperarei totalmente na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o manuscrito está baseado, para exame dos editores.
- No caso de manuscritos com mais de 6 autores a declaração deve especificar o nível de participação de cada autor. Conforme abaixo exemplificado.
1. Certifico que (1) Contribui substancialmente para a concepção e planejamento ou análise e interpretação dos dados; (2) Contribui significativamente na elaboração do rascunho ou na revisão crítica do conteúdo; e 3) Participei da aprovação da versão final do manuscrito.
Nome por extenso do(s) autor(es) Data
_________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________
2. Transferência de Direitos Autorais – «Declaro que em caso de aceitação do artigo pela Revista Brasileira de Ciência e Movimento, concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornarão propriedade exclusiva da (UCB/CELAFISCS), vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei constar o competente agradecimento à RBCM.
Nome por extenso do(s) autor(es) Data
__________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________