ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA (2005-2018)

Autores

  • Ana Paula Bernardi Portilho CEFD/UFES/ES Faculdade do Futuro/MG
  • Zenólia Christina Campos Figueiredo CEFD/UFES

DOI:

https://doi.org/10.31501/rbcm.v30i1.11625

Resumo

Pretende revelar os aspectos acerca do Estágio Supervisionado que têm se destacado na produção de conhecimento da área, sobretudo com a repercussão das diretrizes curriculares nacionais para a formação profissional nos cursos de licenciatura e bacharelado em Educação Física. A pesquisa de revisão sistemática considerou os principais periódicos da área, num recorte temporal entre 2005 e 2018. Foram mapeados 30 artigos, dos quais dois tratavam do estágio nos bacharelados, e os demais dos estágios na licenciatura. As temáticas relativas a impressões, preocupações, percepções de estagiários da experiência do estágio e aspectos estruturais, organizacionais, legais e operacionais do estágio são predominantes, sendo 21 artigos a elas dedicados. É crescente o número de publicações, porém, com base no recorte temporal, pode-se considerar reduzido o número de artigos sobre estágio. Destaca-se a parca produção nos bacharelados, o que impede que se possa conhecer e analisar as repercussões das novas diretrizes, os desafios e as preocupações, e como esses cursos vêm se estruturando.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-04-18

Edição

Seção

Artigo de Revisão