DIETA HIPERLIPÍDICA E ÁCIDO LINOLEICO CONJUGADO: EFEITOS NOS LIPIDIOS SÉRICOS, PESO E COMPOSIÇÃO CORPORAL DE CAMUNDONGOS APO E(-/-) EXERCITADOS.

Autores

  • Silvio Anderson Toledo Fernandes Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais
  • Antônio José Natali Universidade Federal de Viçosa
  • Bruno Gonzaga Teodoro Uniersidade Federal de Viçosa
  • Frederico Souzalima Caldoncelli Franco Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
  • Mateus Camaroti Laterza Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Maria do Carmo Gouveia Pelúzio Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.18511/rbcm.v20i1.2075

Resumo

Introdução: Estratégias têm sido utilizadas para a prevenção de doenças cardiovasculares e aumento de peso. Sendo assim, muito tem sido falado sobre alimentos funcionais e seus efeitos benéficos para a saúde humana e, em especial do Ácido Linoleico Conjugado. Objetivo: Simular condição de indivíduos que fazem atividade física, mas consomem dieta rica em gordura e fazem suplementação com ácido linoléico conjugado (CLA), avaliando os efeitos destes sobre os lipídios séricos, peso e composição corporal de camundongos Apolipoproteina E(-/-) (Apo E) exercitados. Métodos: Camundongos knockout para Apo E foram alocados em quatro grupos/dieta: Normal (n=5), Hiperlipídica (n=6), Normal+CLA (n=5) e Hiperlipídica+CLA (n=6). Determinou-se o colesterol total, LDL-c e HDL-c no sangue, o peso e a composição corporal. Utilizou-se ANOVA e Tukey ao nível de significância de 5%. Resultados: A dieta hiperlipídica elevou o colesterol total (Hiperlipídica=920,2±392,3 e Normal=382,3±207,9), LDL-c (Hiperlipídica=893,9±402,9 e Normal=339,9±204,8) e o peso corporal (Hiperlipídica=25,83±1,90 e Normal=339,9±204,8). O CLA reduziu a gordura (CLA=4,24±1,82 e Sem CLA=6,28±2,77) e elevou a proteína (CLA=23,02±1,04 e Sem CLA=21,45±1,04) na carcaça. Conclusões: Concluiu-se que a dieta hiperlipídica aumenta colesterol total e LDL-c e, o consumo de CLA diminui o gordura e aumenta a proteína na carcaça de camundongos ApoE(-/-) exercitados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvio Anderson Toledo Fernandes, Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais

MESTRE EM EDUCAÇÃO FÍSICA. Núcleo de Educação Física, Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, Juiz de Fora, Minas Gerais – Brasil.

Antônio José Natali, Universidade Federal de Viçosa

Programa de Pós-Graduação em Educação Física UFV-UFJF – Laboratório de Experimentação Animal - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, Minas Gerais – Brasil.

Bruno Gonzaga Teodoro, Uniersidade Federal de Viçosa

MESTRE EM EDUCAÇÃO FÍSICA. Núcleo de Educação Física, Instituto Federal de São Paulo, Sertãozinho, São Paulo – Brasil.

Frederico Souzalima Caldoncelli Franco, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Núcleo de Esporte e Lazer, Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, Rio Pomba, Minas Gerais – Brasil.

Mateus Camaroti Laterza, Universidade Federal de Juiz de Fora

Programa de Pós-Graduação em Educação Física UFV-UFJF – Reabilitação Cardíaca - Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, Minas Gerais – Brasil.

Maria do Carmo Gouveia Pelúzio, Universidade Federal de Viçosa

Programa de Pós-Graduação em Educação Física UFV-UFJF – Laboratório de Experimentação Animal - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, Minas Gerais – Brasil.

Downloads

Publicado

2012-08-09

Edição

Seção

Artigo Original