VALORES COMO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: PERSPECTIVA A PARTIR DA MOTRICIDADE HUMANA

Elisabete dos Santos Freire, Sheila Aparecida Pereira dos Santos Silva, Maria Luiza de Jesus Miranda

Resumo


Os valores são construtos sociais que orientam as escolhas as escolhas dos indivíduos. Eles estão presentes no currículo escolar e nas aulas de Educação Física, explicitando a abordagem pedagógica adotada pelo professor. A Motricidade Humana tem inspirado a intervenção pedagógica de alguns professores e veicula um conjunto de valores. O objetivo do presente ensaio é discutir os valores que podem constituir o currículo de uma proposta de Educação Física (EF) Escolar que se fundamente nos pressupostos da Ciência da Motricidade Humana (CMH). A CMH, proposta inicialmente por Manuel Sérgio, influenciou a produção de conhecimentos e a intervenção Profissional em Educação Física, dentro e fora da escola. Ela tem suas bases num determinado sistema de valores e no questionamento de valores vigentes. Assim, critica a visão reducionista do ser humano que focaliza apenas os aspectos biológicos envolvidos na prática motora e que preponderou entre os pesquisadores da Educação Física por muitos anos. Em termos ontológicos, a CMH atribui ao ser humano uma incompletude perene, porém tal incompletude é a responsável para que o homem, dotado de intencionalidade, se relacione com o mundo e com os outros com vistas a preenchê-la, num movimento incessante. Vários pesquisadores da área adotaram a expressão Motricidade Humana em seus estudos. Alguns utilizam a expressão sem compreender suas bases epistemológicas. Outros, no entanto, têm se dedicado a compreender e a construir essa nova ciência. A partir do trabalho produzido por esses estudiosos é possível identificar alguns conceitos e valores básicos da CMH, como liberdade, consciência, transcendência, intencionalidade, criatividade e, especialmente, autonomia. O professor de Educação Física que escolher a CMH para fundamentar sua prática pedagógica terá como desafio construir um projeto pedagógico adequado para possibilitar a construção desses valores e relacioná-los com a especificidade da área.

Palavras-chave


Educação Física Escolar; Motricidade Humana; Valores

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18511/rbcm.v19i4.2205

R. Bras. Ci. e Mov./ Brazilian Journal of Science and Movement