O circo como conteúdo da cultura corporal na Educação Física escolar: possibilidades de prática pedagógica na perspectiva histórico-crítica

Luiza Lana Gonçalves, Tiago Nicola Lavoura

Resumo


Este artigo objetiva relatar uma vivência de construção do conhecimento acerca do circo enquanto conteúdo da cultura corporal no campo de intervenção da Educação Física escolar. Valendo-se da teoria do conhecimento do materialismo histórico-dialético, da teoria pedagógica histórico-crítica e da tendência crítico-superadora em Educação Física escolar, buscou-se implementar o circo no currículo da disciplina de Educação Física do 1º ano do Ensino Fundamental de uma Instituição particular de ensino da cidade de Governador Valadares-MG. Tal projeto foi denominado “O Circo da Escola” e desenvolvido com, aproximadamente, 85 crianças de 6 a 7 anos. Na busca pela defesa da escola enquanto instituição responsável pela transmissão do conhecimento historicamente construído e socialmente acumulado, possibilitando a todos os indivíduos o acesso ao conhecimento científico, artístico e filosófico na sua forma mais elaborada, evidencia-se a possibilidade do circo ser tratado pedagogicamente na escola, para que seja perpetuado e transformado ao longo dos anos como uma das produções culturais da humanidade.

Palavras-chave


Circo; Pedagogia Histórico-Crítica; Educação Física Escolar; Cultura Corporal

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DOI: http://dx.doi.org/10.18511/rbcm.v19i4.3032

R. Bras. Ci. e Mov./ Brazilian Journal of Science and Movement