NINTENDO WII E SEU EFEITO NO EQUILÍBRIO E MARCHA DE IDOSOS SAUDÁVEIS

Autores

  • Regiane Mussato Faculdade Guairacá
  • Danielle Brandalize Faculdade Guairacá
  • Michelle Brandalize

DOI:

https://doi.org/10.18511/rbcm.v20i2.3046

Resumo

A proposta do presente estudo foi analisar o efeito do vídeo game Wii Fit da Nintendo® sobre o equilíbrio e a marcha de idosos saudáveis. Participaram 10 idosos, de ambos os sexos, com idade média de 66 anos, os quais foram distribuídos de forma aleatória em dois grupos: grupo experimental (GE) e grupo controle (GC). Foram avaliados: o equilíbrio pela estabilometria, utilizando-se um baropodômetro eletrônico; o tempo de apoio unipodal e marcha pelo Teste de Timed up and Go antes e após o protocolo de treinamento com o game Wii Fit da Nintendo®, que consistiu de 10 sessões, com duração de 30 minutos cada. Quatro jogos foram selecionados e visavam o treino de ajustes posturais, estimulando o jogador a realizar oscilações corporais ântero-posterior e médio- lateral. Os resultados mostraram um aumento significativo no tempo de apoio unipodal com olhos abertos e uma redução no tempo de execução do Teste de Timed up and Go no grupo que realizou o treino de equilíbrio com o Wii Fit da Nintendo® (GE). Conclui-se que a utilização da realidade virtual equilíbrio mostrou-se eficiente para melhorar o equilíbrio corporal e a marcha de idosos saudáveis.

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Biografia do Autor

Regiane Mussato, Faculdade Guairacá

Discente do Curso de Fisioterapia da Faculdade Guairacá.

Danielle Brandalize, Faculdade Guairacá

Mestre. Docente do Departamento de Fisioterapia - Faculdade Guairacá. Guarapuava PR http://lattes.cnpq.br/4118080575391433

Michelle Brandalize

Mestre. Docente do Departamento de Fisioterapia - Faculdade Guairacá. Guarapuava PR http://lattes.cnpq.br/4738088042965161

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Publicado

2012-10-16

Edição

Seção

Artigo Original