NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA DURANTE O RECREIO ESCOLAR EM ESCOLA PÚBLICA E PARTICULAR - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v21n1p90-97

Fernanda Rocha Faria, Karina Ribeiro Canabrava, Paulo Roberto Amorim

Resumo


RESUMO: O recreio escolar (RE) caracteriza-se como um período importante para promoção de atividade física (AF) para crianças. O objetivo do estudo foi comparar o nível e a intensidade da AF de crianças da rede pública e particular de ensino durante o RE. A amostra foi composta por 100 escolares (idade = 11,1 +/- 0,9 anos), sendo 55 meninas (F) e 45 meninos (M) selecionados em duas escolas: uma particular (n= 50, 30 F e 20 M, = 11,2 +/- 1,1 anos) e uma pública (n= 50, 25 F e 25 M, = 10,8 +/- 0,3 anos). Foi realizada a avaliação antropométrica e do nível de AF pela monitoração da freqüência cardíaca (Team System da Polar®) durante três RE em dois momentos distintos do ano (F1= inverno e F2= verão). Utilizou-se estatística descritiva para os dados gerais, Kolmogorov-Smirnov para normalidade, Kruskal-Wallis, Mann-Whitney e Wilcoxon para comparar as distribuições (p<0.05). O RE contribuiu com aproximadamente 4 e 5 min de AF recomendada para as escolas pública e particular, respectivamente. Encontrou-se redução significativa na AF entre F1 e F2 apenas em F da escola particular. Diferenças entre os gêneros foram observadas apenas na escola pública, com elevado nível de AF em M (p<0.01). Quando considerado o fator escola, observou-se diferença apenas entre M na fase 1 do estudo, com maior nível de AF nos alunos da escola pública. Os achados sugerem a manutenção dos níveis de AF, embora o gênero F tenha diminuído significativamente o tempo despendido em atividades na F2 e M apresentaram maior nível de AF na escola pública.

Palavras-chave


Escola; Promoção de saúde; Frequência Cardíaca.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18511/rbcm.v21i1.3223

R. Bras. Ci. e Mov./ Brazilian Journal of Science and Movement