ATIVIDADES CIRCENSES NA ESCOLA: A PRÁTICA DOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE CAMPINAS-SP

Autores

  • Leonora Tanasovici Cardani Faculdade de Educação Física Univesidade Estadual de Campinas
  • Teresa Barragán Ontañón Faculdade de Educação Física Univesidade Estadual de Campinas
  • Gilson Santos Rodrigues Faculdade de Educação Física Univesidade Estadual de Campinas
  • Marco Antonio Coelho Bortoleto Faculdade de Educação Física Univesidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.31501/rbcm.v25i4.7723

Resumo

Estudos recentes mostram que as aulas de Educação Física tem sido uma das principais “portas de entrada” dos saberes circenses nas escolas, indicando um crescente interesse por parte dos professores de Educação Física pelo ensino das atividades circenses. Embora a produção acadêmica nesse tema tenha aumentado significativamente, as particularidades da “pedagogia das atividades circenses” no contexto da Educação Física escolar ainda carecem de análises específicas. Visando contribuir com este tema, o objetivo desse trabalho foi analisar o ensino das atividades circenses nas aulas de Educação Física escolar no ensino fundamental (1º ao 9º ano) em escolas municipais de Campinas-SP. Do ponto de vista metodológico realizamos uma pesquisa de campo por meio de um questionário semiestruturado online respondido por 26 professores de Educação Física da rede municipal de ensino. Os dados obtidos foram analisados por meio de uma combinação da Análise de Conteúdo e da Estatística Descritiva. Constatamos que metade dos professores ministravam aulas de atividades circenses e que dentre as fontes referenciais utilizadas os vídeos e imagens disponíveis na internet e os livros foram as mais consultadas. A manipulação de objetos (malabarismos), as acrobacias e os equilíbrios (funambulismo) são os grupos de modalidades mais abordadas nas aulas. Os conhecimentos prévios e interesses dos alunos, a complexidade das práticas, os conhecimentos específicos dos professores e os recursos materiais disponíveis representaram critérios fundamentais para a seleção das modalidades a serem ministradas. Entre os professores que não abordavam a temática, encontramos que a maioria não teve formação na área não se sentindo competente para ensinar. Nos parece, em suma, que os materiais didáticos precisam adequar-se às novas tecnologias disponíveis online, visando aproximar a produção acadêmico-científica da realidade escolar, e que é preciso atentar-te para a formação continuada dos profissionais.

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Biografia do Autor

Leonora Tanasovici Cardani, Faculdade de Educação Física Univesidade Estadual de Campinas

Graduada em Educação Física na Universidade Estadual de Campinas (FEF-UNICAMP) na modalidade Licenciatura. Mestranda em Educação Física na área de Educação Física e Sociedade (2016-2018) na FEF-UNICAMP. Membro do Grupo de Pesquisa CIRCUS - Grupo de Estudo e Pesquisa das Artes Circenses, da Faculdade de Educação Física - FEF-UNICAMP.

Teresa Barragán Ontañón, Faculdade de Educação Física Univesidade Estadual de Campinas

Doutorado em Educação Física pela Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com Mestrado na mesma Faculdade, na área de Educação Física e Sociedade. Possui Graduação em Ciencias de la Actividad Física y del Deporte pela Universidad Politécnica de Madrid, com especialidade em Educação Física, Lazer e Recreação. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar, Jogo, Formação de professores, ensino das Artes corporais na escola e ensino de Circo.

Gilson Santos Rodrigues, Faculdade de Educação Física Univesidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2015). Atualmente é monitor da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: jogos, pedagogia, circo e educação física.

Marco Antonio Coelho Bortoleto, Faculdade de Educação Física Univesidade Estadual de Campinas

Graduado (Licenciatura Plena) em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba (1997), Mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2000), Doutorado pela Universidade de Lleida (2004) no Instituto Nacional de Educação Física da Catalunha (INEFC) na Espanha (2004) e Livre Docente (Professor Associado) FEF-UNICAMP (2016).Pesquisa na área de Educação Física, com ênfase na Ginástica e no Circo.

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Publicado

2017-12-05

Edição

Seção

Artigo Original