COMPARAÇÃO ENTRE AS FAIXAS DE INTENSIDADE PARA EXERCÍCIO AERÓBICO PROPOSTAS PELO ACSM COM AS OBTIDAS NA ERGOESPIROMETRIA
DOI:
https://doi.org/10.18511/rbcm.v16i4.802Resumo
Este estudo comparou as faixas de intensidade de exercício aeróbico sugeridas pelo ACSM com os valores da frequência cardíaca (FC) e consumo de oxigênio (VO2) no limiar anaeróbico (LA) e no ponto de compensação respiratória (PCR). Foram coletadas amostras de 29 voluntárias do sexo feminino, 16 de vôlei e 13 de handebol, com faixa etária entre 13 a 16 anos, todas praticantes da modalidade por mais de 6 meses. Após a ergoespirometria foi identificado a FC e o VO2 no LA e no PCR (FCLA, VO2LA, FCPCR e VO2PCR), calculado o VO2 a 60 e 85% do VO2pico (VO260P e VO285P) e a 60 e 85% do consumo máximo de oxigênio estimado (VO260E e VO285E) e FC a 77 e 90% da FC máxima (FC77M e FC90M) e da FCmáx estimada (FC77E e FC90E). Foi utilizado o teste “t” com p<0,05 para comparar as variáveis. A FC77E foi 8,9% maior (p<0,05) do que a FCLA e 5,0% maior (p<0,05) do que a FC77M. O VO2LA foi 44,8% menor (p<0,05) do que VO2 a 60% do VO2máxE (VO260E) e 25,9% menor (p<0,05) do que VO2 a 60% do VO2pico (VO260P). O VO285E foi 21,9% maior (p<0,05) do que VO2PCR e 25,4% maior (p<0,05) do que VO285P. Conclui-se que tanto o limite inferior quanto o superior da prescrição de exercício aeróbico de forma indireta pela FC e pelo VO2 proposto pelo ACSM tende a superestimar as faixas de intensidades do exercício aeróbico comparado a FC e ao VO2 no LA e no PCR. Palavras-chave: ergoespirometria; freqüência cardíaca; consumo de oxigênio; limiar anaeróbico; ponto de compensação respiratória.Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais
Cada autor deve ler e assinar os documentos
(1) Declaração de Responsabilidade e
(2) Transferência de Direitos Autorais.
Primeiro autor: (nome e endereço)
______________________________
Título do manuscrito:
____________________________________________________________________________________________________________________
Declaração de Responsabilidade – Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar declaração de responsabilidade nos termos abaixo:
- Certifico que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.
- Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este manuscrito, em parte ou na íntegra, nem outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, quer seja no formato impresso ou no eletrônico, exceto o descrito em anexo.
- Atesto que, se solicitado, fornecerei ou cooperarei totalmente na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o manuscrito está baseado, para exame dos editores.
- No caso de manuscritos com mais de 6 autores a declaração deve especificar o nível de participação de cada autor. Conforme abaixo exemplificado.
1. Certifico que (1) Contribui substancialmente para a concepção e planejamento ou análise e interpretação dos dados; (2) Contribui significativamente na elaboração do rascunho ou na revisão crítica do conteúdo; e 3) Participei da aprovação da versão final do manuscrito.
Nome por extenso do(s) autor(es) Data
_________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________
2. Transferência de Direitos Autorais – «Declaro que em caso de aceitação do artigo pela Revista Brasileira de Ciência e Movimento, concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornarão propriedade exclusiva da (UCB/CELAFISCS), vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei constar o competente agradecimento à RBCM.
Nome por extenso do(s) autor(es) Data
__________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________