Exercicio Fisico em Crianças com Diabetes Mellitus Tipo 1: Conhecimento do Profissional de Educação Fisica

luciana zaranza monteiro, Itana Lisane Spinato, Mônica Helena Neves Pereira Pinheiro, Carlos Antonio Bruno da Silva, Renan Magalhães Montenegro Júnior

Resumo


O objetivo deste estudo foi investigar o conhecimento do Profissional de Educação Física frente à atuação com crianças com diabetes mellitus tipo 1 nas escolas da cidade de Fortaleza, CE. Participaram 58 educadores físicos, de um total de 98 inscritos no encontro de Professores do Projeto Esporte na Comunidade do município de Fortaleza, que atuavam nas escolas públicas e privadas, independentemente da idade, gênero e tempo de formação profissional. Foi utilizado um questionário abordando o conhecimento de critérios diagnósticos de diabetes, valor da glicemia em jejum, cuidados para a pratica de atividade física e recomendações para adquirir um melhor controle do diabetes. Dos 58 participantes, 35 (60,3%) baseavam-se na informação do aluno e 23 (39,7%) solicitavam a apresentação de exames comprobatórios para o diagnóstico do diabetes. Nos valores da glicemia em jejum, verificou-se que 32 (55,2%) participantes não tinham um bom conhecimento. Em relação ao monitoramento glicêmico realizado através do teste de glicemia capilar, 47 (81%) dos profissionais não realizavam. Evidencia-se a necessidade de se implementar um programa de capacitação para esses Profissionais de Educação Física, visto que, o diabetes mellitus é uma doença de alta prevalência e incidência, esses profissionais ainda possuem conhecimentos insuficientes para exercer a boa prática profissional.

Palavras-chave


atividade física; diabetes; educação em saúde; crianças

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DOI: http://dx.doi.org/10.18511/rbcm.v17i2.897

R. Bras. Ci. e Mov./ Brazilian Journal of Science and Movement