Comparação entre escaladores indoor recreacionais e de elite: aspectos morfológicos e neuromusculares
DOI:
https://doi.org/10.18511/rbcm.v17i1.972Resumo
Apesar das pesquisas existentes referentes à escalada indoor, ainda persistem lacunas sobre as diferenças relevantes na antropometria, composição corporal e força de preensão manual, que separam os escaladores recreacionais dos atletas de elite. O objetivo do presente estudo foi comparar as características antropométricas, de composição corporal e força de preensão manual entre escaladores de elite e recreacionais da modalidade indoor. A amostra foi composta de 11 escaladores Recreacionais (26,9 ± 5,1 anos) e 16 escaladores de Elite (22,7 ? 4,7 anos). A estatura e massa corporal foram aferidas com uma balança com estadiômetro (Filizola, São Paulo, Brasil) e as dobras cutâneas foram mensuradas com um plicômetro (WCS/Cardiomed, Zolla Tech Inc, Brasil). Utilizou-se o protocolo de três dobras de Jackson e Pollock e a equação de Siri para determinação do percentual de gordura. A força de preensão manual relativa e absoluta foi obtida através de um dinamômetro manual (l). Um teste para amostras independentes indicou diferença significativa (P < 0,05) na massa corporal (71,3 ? 8,8 kg vs. 65,4 ? 5,5 kg) e no percentual de gordura (11,5 ? 5,0 % vs. 5,2 ? 1,9 %) entre os grupos Recreacional e Elite, respectivamente. A estatura e força de preensão manual absoluta e relativa não apresentaram diferenças estatísticas significativas. Conclui-se que, independente de outras variáveis de treinamento, parece existir associação entre a massa corporal transportada e o nível de desempenho alcançado na escalada, provavelmente devido à sobrecarga fisiológica desnecessária imposta aos músculos em atividade na realização do trabalho vertical.Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais
Cada autor deve ler e assinar os documentos
(1) Declaração de Responsabilidade e
(2) Transferência de Direitos Autorais.
Primeiro autor: (nome e endereço)
______________________________
Título do manuscrito:
____________________________________________________________________________________________________________________
Declaração de Responsabilidade – Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar declaração de responsabilidade nos termos abaixo:
- Certifico que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.
- Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este manuscrito, em parte ou na íntegra, nem outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, quer seja no formato impresso ou no eletrônico, exceto o descrito em anexo.
- Atesto que, se solicitado, fornecerei ou cooperarei totalmente na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o manuscrito está baseado, para exame dos editores.
- No caso de manuscritos com mais de 6 autores a declaração deve especificar o nível de participação de cada autor. Conforme abaixo exemplificado.
1. Certifico que (1) Contribui substancialmente para a concepção e planejamento ou análise e interpretação dos dados; (2) Contribui significativamente na elaboração do rascunho ou na revisão crítica do conteúdo; e 3) Participei da aprovação da versão final do manuscrito.
Nome por extenso do(s) autor(es) Data
_________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________
2. Transferência de Direitos Autorais – «Declaro que em caso de aceitação do artigo pela Revista Brasileira de Ciência e Movimento, concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornarão propriedade exclusiva da (UCB/CELAFISCS), vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei constar o competente agradecimento à RBCM.
Nome por extenso do(s) autor(es) Data
__________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________