Estilo controlador docente e a motivação autodeterminada dos estudantes na educação física escolar
DOI:
https://doi.org/10.31501/rbpe.v10i2.10278Resumo
O objetivo deste estudo foi identificar a relação do estilo controlador docente com a motivação autodeterminada dos estudantes para as aulas de educação física. Foram investigadas a percepção sobre o estilo controlador docente na educação física e a motivação dos estudantes para a prática destas aulas, em 615 estudantes, de 12 a 14 anos. Foram realizadas as análises descritivas e de correlação, além das análises multivariadas de variância e análise de regressão linear. O estilo controlador docente durante as aulas de educação física apresentou correlação negativa com a motivação autodeterminada. Considerando sexo e idade, foram os meninos e estudantes de menor idade os que apresentaram maiores valores para motivação autodeterminada. Em conclusão, este estudo fornece evidências de que o estilo interpessoal controlador do docente influencia na motivação autodeterminada dos estudantes. Os resultados, de maneira geral, nos permitem enfatizar a importância da criação de estratégias pedagógicas e programas educacionais que favoreçam a autonomia durante a infância e adolescência para promover o desenvolvimento da motivação autodeterminada.