Percepções sobre um projeto esportivo organizado para o desenvolvimento de habilidades para a vida

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31501/rbpe.v10i1.11372

Resumo

Projetos esportivos são destacados por contribuir no Desenvolvimento Positivo de Jovens e no desenvolvimento de habilidades para a vida (tais como foco, controle emocional, respeito e responsabilidade). A partir de uma pesquisa-ação, este trabalho divide-se em dois. O primeiro estudo busca analisar o processo inicial de criação e implementação de um projeto de basquetebol baseado no desenvolvimento explícito de habilidades para a vida a partir da percepção de jovens participantes e do treinador. Já o segundo estudo objetiva compreender a percepção de jovens, responsáveis (pais e mães) e professores quanto a influência do projeto esportivo organizado para a transferência de habilidades para a vida. 11 jovens, oito pais e três professores de Educação Física escolar participaram, separadamente, de oito grupos focais. A partir da análise temática conduzida com os dados obtidos, os resultados demonstram os desafios e potencialidades de organizar um projeto sob esta perspectiva bem como sua influência no desenvolvimento dos jovens para a transferência de habilidades para a vida. Reflexões são apresentadas sobre de que maneira a adoção de estratégias implícitas e explícitas podem contribuir no processo desenvolvimento de habilidades para a vida para potencializar a educação e formação dos jovens por meio do esporte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vitor Ciampolini, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGEF/UFSC)

Michel Milistetd, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor Associado do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina (DEF/UFSC)

Fabrício João Milan, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGEF/UFSC)

Carlos Ewerton Palheta, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGEF/UFSC)

Narbal Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor Titular do Departameto de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (DPSI/UFSC)

Juarez Vieira do Nascimento, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor Titular do Departameto de Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina (DEF/UFSC)

Downloads

Publicado

2020-08-31