Psicoeducação baseada em evidências no esporte: revisão bibliográfica e proposta de intervenção para manejo emocional

Paulo Ribeiro, Adriana Lacerda, Raquel Melo, Leonardo Rosa Habib, Alberto Filgueiras

Resumo


A Psicologia do esporte é uma área de conhecimento que visa estudar e compreender técnicas que ajudem no desenvolvimento humano nas suas quatro esferas de atuação: iniciação, atividade física, reabilitação e alto rendimento. Focalizando nossa atenção no alto rendimento, o manejo das emoções parece constituir um dos pontos nevrálgicos na melhora da performance e do bem-estar do atleta. O conhecimento adquirido através da psicoeducação é fator fundamental para o empoderamento do desportista acerca das próprias emoções e de como usá-las a seu favor. Propomos nesse estudo bibliográfico levantar de maneira exploratória na literatura científica baseada em evidência como as intervenções de psicoeducação podem auxiliar o atleta de alto rendimento no desenvolvimento de habilidades de manejo eficaz das emoções que potencializem suas valências psicológicas voltadas para seu esporte.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.31501/rbpe.v8i1.8847