COMUNICAÇÃO, ALTERIDADE E CODESIGN: AFINIDADES E OPORTUNIDADES

Autores

  • Marcelo Pereira da Silva PUC-Campinas
  • Pedro Rocha Sousa Filho Universidade Federal do Maranhão
  • Nathalia Rodrigues Pinheiro Universidade Federal do Maranhão
  • Fabiana Aquino de Moraes Rêgo Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.31501/comunicologia.v14i1.11823

Resumo

O codesign surge do processo de humanização da pesquisa em design. A eficácia da comunicação e do codesign reside na qualidade das relações entre os sujeitos, fazendo emergir a confiança e a sensibilidade às alteridades. Levamos a cabo discussões teórico-conceituais por meio de uma revisão literária explanatória com o objetivo de delinear os universos da comunicação, confiança e alteridade e sua imbricação com o codesign. Inferimos que as trocas simbólicas só adquirem significado quando os indivíduos são capazes de respeitar as idiossincrasias presentes nas interações em jogo na ribalta da existência humana e social na ambivalente modernidade líquida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Pereira da Silva, PUC-Campinas

Pós-doutor em Comunicação.

Docente permanente do Mestrado Interdiaciplinar em "Linguagens, Mídia e Arte" e dos cursos de Relações Públicas, Jornalismo e Mídias Digitais da PUC de Campinas.

Pedro Rocha Sousa Filho, Universidade Federal do Maranhão

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Design (PPGDg) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA); Graduado em Design pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). 

Nathalia Rodrigues Pinheiro, Universidade Federal do Maranhão

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Design (PPGDg) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Especialista em Master em Arquitetura e Iluminação pelo Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG). Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Fabiana Aquino de Moraes Rêgo, Universidade Federal do Maranhão

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Design (PPGDg) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA); Especialista em “Diseño y Arquitectura de Interiores” pela Universidad Politécnica de Madrid (UPM-ETSAM); Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Ceuma e em Desenho Industrial pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA); Professora substituta do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). 

Downloads

Publicado

2021-08-07

Como Citar

Pereira da Silva, M., Rocha Sousa Filho, P., Rodrigues Pinheiro, N., & Aquino de Moraes Rêgo, F. (2021). COMUNICAÇÃO, ALTERIDADE E CODESIGN: AFINIDADES E OPORTUNIDADES. Comunicologia - Revista De Comunicação Da UCB, 14(1), 160 - 172. https://doi.org/10.31501/comunicologia.v14i1.11823

Edição

Seção

Artigos Livres