COMUNICAÇÃO, ALTERIDADE E CODESIGN: AFINIDADES E OPORTUNIDADES

Marcelo Pereira da Silva, Pedro Rocha Sousa Filho, Nathalia Rodrigues Pinheiro, Fabiana Aquino de Moraes Rêgo

Resumo


O codesign surge do processo de humanização da pesquisa em design. A eficácia da comunicação e do codesign reside na qualidade das relações entre os sujeitos, fazendo emergir a confiança e a sensibilidade às alteridades. Levamos a cabo discussões teórico-conceituais por meio de uma revisão literária explanatória com o objetivo de delinear os universos da comunicação, confiança e alteridade e sua imbricação com o codesign. Inferimos que as trocas simbólicas só adquirem significado quando os indivíduos são capazes de respeitar as idiossincrasias presentes nas interações em jogo na ribalta da existência humana e social na ambivalente modernidade líquida.

Palavras-chave


Codesign; Relação; Confiança; Comunicação; Alteridade

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.31501/comunicologia.v14i1.11823