A participação no rádio como forma de contrato: uma proposta de abordagem

Autores

  • Pedro Paula de Oliveira Vasconcelos Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.31501/comunicologia.v14i1.11839

Resumo

O objetivo deste trabalho é discutir a participação do ouvinte no rádio e apresentá-la como uma forma de contrato, ou seja, como uma relação intersubjetiva que aproxima mídia e público através do convencimento e da negociação de um sistema de valores. Vamos propor essa abordagem a partir de um caso específico, o do programa Debates do Povo, que convida frequentemente o receptor a intervir nos assuntos pautados. A atração é veiculada pela rádio O Povo/CBN, com sede em Fortaleza (CE), de segunda a sexta-feira. Nosso referencial metodológico será a semiótica de linha francesa, teoria que se dispõe a explicar, entre outros aspectos, os princípios que orientam as interações.

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Biografia do Autor

Pedro Paula de Oliveira Vasconcelos, Universidade Federal do Ceará

Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco. Jornalista formado na Universidade Federal do Ceará.

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Publicado

2021-08-07

Como Citar

Vasconcelos, P. P. de O. (2021). A participação no rádio como forma de contrato: uma proposta de abordagem. Comunicologia - Revista De Comunicação Da UCB, 14(1), 193 - 209. https://doi.org/10.31501/comunicologia.v14i1.11839

Edição

Seção

Artigos Livres