SATISFAÇÃO PROFISSIONAL DOS EGRESSOS DO CURSO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA DE UMA UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA ENTRE 2014 E 2018

Autores

  • Marcio Giusti Trevisol Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Nathalia Olivia Klein Andrighi Universidade do Oeste de Santa Catarina- Unoesc

Resumo

O presente artigo é resultado de uma pesquisa qualitativa que buscou mapear a satisfação profissional dos egressos de publicidade e propaganda de uma universidade comunitária do Oeste de Santa Catarina. A questão central da investigação foi entender o cenário de empregabilidade, desafios e temores dos formados em publicidade e propaganda da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). Para responder ao problema, o objetivo foi analisar o perfil dos egressos, pontuando onde trabalham, sua renda e satisfação com a profissão. Tratou-se de pesquisa exploratória com corte analítico. O universo da pesquisa compreendeu os egressos formados entre os anos de 2014 e 2018. Os dados foram coletados por meio de questionário semiestruturado, enviados pelo formulário Google, sendo analisados por meio da técnica de análise de conteúdo de Bardin (2010). A pesquisa apontou que a profissão é marcada por muitos desafios e dificuldades, que vão desde a satisfação até as questões de remuneração e empregabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcio Giusti Trevisol, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Graduado em Filosofia Graduado em Filosofia pelo Centro Universitário Assunção (UNIFAI). Especialista em metodologia do Ensino de Filosofia para Universidade de Passo Fundo (UPF). Doutorando em Educação na Universidade de Passo Fundo (UPF). Mestre em Ética e Filosofia Política (UFSC). Atualmente é professor da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), atuando nas áreas de filosofia e sociologia. Desenvolve atividades de extensão Universitária com enfoque a formação de professores das redes pública e privada de ensino. Na pesquisa, desenvolve estudos na área da educação e comunicação. Atualmente é líder do grupo de pesquisa “Comunicação, Mídia e Sociedade”. Membro e pesquisador do grupo de pesquisa GEPES –UPF (Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Superior). Participa da Rede ibero-americana de estudos e pesquisas em políticas, processos de educação superior – RIEPPES – Unoesc/Unicamp e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas de Educação Superior da Região Sul – GEPPES SUL.

Nathalia Olivia Klein Andrighi, Universidade do Oeste de Santa Catarina- Unoesc

Acadêmica do Curso de Publicidade e Propaganda da Unoesc. Bolsista de iniciação científica UNIEDU Art. 170.

Downloads

Publicado

2022-04-16

Como Citar

Trevisol, M. G., & Andrighi, N. O. K. (2022). SATISFAÇÃO PROFISSIONAL DOS EGRESSOS DO CURSO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA DE UMA UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA ENTRE 2014 E 2018. Comunicologia - Revista De Comunicação Da UCB, 14(2), 96 - 114. Recuperado de https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/12287

Edição

Seção

Artigos Livres