Cultura escriptural e identidade pessoal
DOI:
https://doi.org/10.31501/comunicologia.v2i1.1267Resumo
A instituição escolar foi concebida, desde as suas origens, como tendo uma função essencial na construção do vínculo social (cf. Durkheim). Hoje somos confrontados com o difícil problema da manutenção da coesão social em sociedades em que convivem grupos de origem cultural diferente, onde as diferenças sociais são consideráveis e onde as trajectórias individuais são de uma infinita variedade. O acolhimento da diferença é um dos problemas maiores das sociedades modernas; daí a importância de estratégias educativas, tais como a educação intercultural, susceptíveis de favorecer esse respeito pelo outro e essa aceitação da diversidade. Nesta perspectiva, a instituição escolar tem, evidentemente, um papel essencial a desempenhar.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).