Cultura escriptural e identidade pessoal

Autores

  • Bernard Rey Universidade de Bruxelas

DOI:

https://doi.org/10.31501/comunicologia.v2i1.1267

Resumo

A instituição escolar foi concebida, desde as suas origens, como tendo uma função essencial na construção do vínculo social (cf. Durkheim). Hoje somos confrontados com o difícil problema da manutenção da coesão social em sociedades em que convivem grupos de origem cultural diferente, onde as diferenças sociais são consideráveis e onde as trajectórias individuais são de uma infinita variedade. O acolhimento da diferença é um dos problemas maiores das sociedades modernas; daí a importância de estratégias educativas, tais como a educação intercultural, susceptíveis de favorecer esse respeito pelo outro e essa aceitação da diversidade. Nesta perspectiva, a instituição escolar tem, evidentemente, um papel essencial a desempenhar.

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Biografia do Autor

Bernard Rey, Universidade de Bruxelas

Professor pesquisador da Universidade Livre de Bruxelas.

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Publicado

2009-12-22

Como Citar

Rey, B. (2009). Cultura escriptural e identidade pessoal. Comunicologia - Revista De Comunicação Da Universidade Católica De Brasília, 2(1), 01-28. https://doi.org/10.31501/comunicologia.v2i1.1267

Edição

Seção

Artigos