Os blogs de notícias e a possibilidade de reconstituição da esfera pública

Autores

  • Elen Geraldes Universidade Católica de Brasília

Resumo

O artigo analisa a vocação política dos blogs de notícias por meio de três características que os distinguem do jornalismo convencional: a pessoalidade do jornalista, a desconstrução da linguagem objetiva e a agilidade sem superficialidade. O jornalista autor não tem medo de ser subjetivo e perder credibilidade, na realidade, sua subjetividade confere-lhe uma aura, suscita o surgimento de leitores-cúmplices de sua visão de mundo. Já o hibridismo de gêneros, em que a linguagem objetiva não é tão importante, permite a construção de uma cobertura mais complexa, mais aprofundada. Por meio da participação dos leitores, que comentam o conteúdo dos blogs e se colocam no papel de revisores, instaura-se um mecanismo de autocorreção.Nesse sentido, erros decorrentes da rápida apuração são atenuados pelo olhar atento dos leitores. Informação profunda, interativa e compartilhada por um jornalista sem medo de dizer suas opiniões, numa comunidade virtual, ajuda a reconstituir a esfera pública, e torna política novamente uma manchete.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elen Geraldes, Universidade Católica de Brasília

É jornalista, mestra em Comunicação pela USP e doutora em Sociologia pela UnB, professora adjunta da Universidade Católica de Brasília, Brasil, e-mail elenger@ig.com.br.

Downloads

Como Citar

Geraldes, E. (2009). Os blogs de notícias e a possibilidade de reconstituição da esfera pública. Comunicologia - Revista De Comunicação Da Universidade Católica De Brasília, 2(1), 43-56. Recuperado de https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/1269

Edição

Seção

Artigos