Os blogs de notícias e a possibilidade de reconstituição da esfera pública
Resumo
O artigo analisa a vocação política dos blogs de notícias por meio de três características que os distinguem do jornalismo convencional: a pessoalidade do jornalista, a desconstrução da linguagem objetiva e a agilidade sem superficialidade. O jornalista autor não tem medo de ser subjetivo e perder credibilidade, na realidade, sua subjetividade confere-lhe uma aura, suscita o surgimento de leitores-cúmplices de sua visão de mundo. Já o hibridismo de gêneros, em que a linguagem objetiva não é tão importante, permite a construção de uma cobertura mais complexa, mais aprofundada. Por meio da participação dos leitores, que comentam o conteúdo dos blogs e se colocam no papel de revisores, instaura-se um mecanismo de autocorreção.Nesse sentido, erros decorrentes da rápida apuração são atenuados pelo olhar atento dos leitores. Informação profunda, interativa e compartilhada por um jornalista sem medo de dizer suas opiniões, numa comunidade virtual, ajuda a reconstituir a esfera pública, e torna política novamente uma manchete.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).