Representações da carreira e do trabalho em revistas femininas: reflexões sobre novos e velhos discursos

Autores

  • Luiza Mônica Assis da Silva Universidade Católica de Brasília
  • Ana Lúcia Galinkin Universidade de Brasília

Resumo

O texto discute como as revistas femininas Claudia e Nova retrataram temas relacionados a carreira e o trabalho das mulheres. Buscamos contribuir para a reflexão sobre o esvaziamento do feminismo nas questões relacionadas à representação do trabalho com base nas proposições da Análise do Discurso. O objetivo foi verificar quais as matrizes discursivas estavam presentes nas publicações e como estes discursos foram atualizados. Percebeu-se que os temas relacionados à carreira e ao trabalho diminuíram sensivelmente nas publicações e, quando aparecem, legitimam as antigas matrizes discursivas ligadas à ideologia neoliberal e a uma visão estereotipada do “feminino”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiza Mônica Assis da Silva, Universidade Católica de Brasília

Doutoranda em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, UnB. Professora do Curso de Comunicação da Universidade Católica de Brasília – UCB.

Ana Lúcia Galinkin, Universidade de Brasília

Doutora e Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, UnB.

Downloads

Como Citar

da Silva, L. M. A., & Galinkin, A. L. (2009). Representações da carreira e do trabalho em revistas femininas: reflexões sobre novos e velhos discursos. Comunicologia - Revista De Comunicação Da Universidade Católica De Brasília, 2(1), 72-104. Recuperado de https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/1271

Edição

Seção

Artigos