Representações da carreira e do trabalho em revistas femininas: reflexões sobre novos e velhos discursos
Resumo
O texto discute como as revistas femininas Claudia e Nova retrataram temas relacionados a carreira e o trabalho das mulheres. Buscamos contribuir para a reflexão sobre o esvaziamento do feminismo nas questões relacionadas à representação do trabalho com base nas proposições da Análise do Discurso. O objetivo foi verificar quais as matrizes discursivas estavam presentes nas publicações e como estes discursos foram atualizados. Percebeu-se que os temas relacionados à carreira e ao trabalho diminuíram sensivelmente nas publicações e, quando aparecem, legitimam as antigas matrizes discursivas ligadas à ideologia neoliberal e a uma visão estereotipada do “feminino”.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).