Júlia, Sabrina e outras mulheres: os romances do coração como fenômenos de Comunicação

Autores

  • Liliane Machado Universidade Católica de Brasília
  • Elen Geraldes Universidade Católica de Brasília

Resumo

O artigo traz apontamentos sobre as personagens e as leitoras idealizadas nos chamados "romances do coração", séries publicadas em substituição às fotonovelas no Brasil. À luz da teoria culturológica, das representações sociais e dos estudos feministas e de gênero, identificam-se personagens que somam conquistas da mulher contemporânea, como o acesso ao mercado de trabalho e a uma vida sexual antes do casamento, mas ainda muito marcadas pela dependência do homem, cujas conquistas profissionais e a maior experiência afetivo-sexual o qualificam como protagonista dessa relação. As leitoras são contempladas com um ritmo de digressões que permite a fruição dos romances concomitantemente com seus afazeres domésticos e profissionais, mas são vistas como "prisioneiras do tempo", em decorrência de sua afinidade com um ideal romântico já muito questionado.

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Biografia do Autor

Liliane Machado, Universidade Católica de Brasília

É jornalista, doutora em História pela Universidade de Brasília e professora pesquisadora do programa de pós-graduação em Comunicação da Universidade Católica de Brasília.

Elen Geraldes, Universidade Católica de Brasília

É jornalista, mestra em Comunicação pela USP e doutora em Sociologia pela UnB, professora adjunta da Universidade Católica de Brasília, Brasil, e-mail elenger@ig.com.br.

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Como Citar

Machado, L., & Geraldes, E. (2009). Júlia, Sabrina e outras mulheres: os romances do coração como fenômenos de Comunicação. Comunicologia - Revista De Comunicação Da Universidade Católica De Brasília, 2(1), 127-134. Recuperado de https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/1273

Edição

Seção

Artigos