Sob a ótica da comunicação: o negócio da diversidade

Autores

  • Patricia Milano Persigo Universidade Federal de Santa Maria
  • Andréia Silveira Athaydes Faculdades de Taquara - Facaat

DOI:

https://doi.org/10.31501/clogia.v16i1.12816

Resumo

Diversidade é bom para os negócios; Crescimento do mercado Afro ou Desenvolvimento do mercado para a terceira idade; são algumas manchetes em destaque constante em revistas e jornais empresariais do Brasil. A diversidade consolida-se como um caminho a ser percorrido pelas organizações contemporâneas, diz o mercado. Diversidade nas organizações é o tema do presente artigo. Para tanto, realizamos uma discussão teórica com em Serrano (2007), Martinez (2013), Fleury (2000) e Pereira e Hanashiro (2010), a fim de melhor nos apropriarmos de alguns termos. Ao mesmo tempo, buscamos conhecer a percepção dos profissionais do mercado da comunicação sobre as práticas de diversidade nas organizações em que trabalham. Esta é uma pesquisa exploratória descritiva que utiliza uma enquete aplicada com profissionais do mercado da comunicação. A partir dos resultados, percebemos que, sob a ótica da comunicação, as organizações estão mais voltadas a ações pontuais do que propriamente à políticas de diversidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patricia Milano Persigo, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Adjunta do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Campus Frederico Westphalen. Líder do Grupo de Pesquisa EstratO – Estratégias Midiáticas Organizacionais (CNPq/UFSM). Pós-Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde, Desenvolvimento Humano e Sociedade, da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Doutora e Mestre em Comunicação Midiática pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Andréia Silveira Athaydes, Faculdades de Taquara - Facaat

Professora do Curso de Graduação em Comunicação Social da Faculdades de Taquara – Faccat. Docente pesquisadora em gestão da comunicação e coordena, no Brasil, a pesquisa transcultural Latin American Communication Monitor, promovida pela Euprera. É líder do Grupo de Pesquisa Comunicação Estratégica e Relações Públicas, cadastrado no CNPq .

Downloads

Publicado

2024-03-25

Como Citar

Persigo, P. M., & Athaydes, A. S. (2024). Sob a ótica da comunicação: o negócio da diversidade. Comunicologia - Revista De Comunicação Da Universidade Católica De Brasília, 16(1). https://doi.org/10.31501/clogia.v16i1.12816

Edição

Seção

Artigos Livres