Nem tudo que reluz é ouro: discutindo memes e fake news em tempos de pandemia

Autores

  • Marcelle Medeiros Teixeira Mestranda (bolsista FAPERJ) no Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas (PPGECC) da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FEBF/UERJ). http://orcid.org/0000-0002-1799-2769
  • Dilton Ribeiro Couto Junior Professor Adjunto da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas (PPGECC) da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense da UERJ. http://orcid.org/0000-0002-5221-7135
  • Leandro Teofilo de Brito Professor Adjunto da Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente é pós-doutorando do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd/UERJ) e vice-líder do Grupo de estudos sobre Diferença e Desigualdade na Educação Escolar da Juventude (DDEEJ-UERJ). http://orcid.org/0000-0002-9123-5280

DOI:

https://doi.org/10.31501/comunicologia.v14i1.12843

Resumo

Este texto, fruto de pesquisa de mestrado em andamento, visa discutir o papel dos memes em resposta às fake newsbrasileiras compartilhadas na rede em tempos de pandemia. O trabalho selecionou memes que evidenciam alguns episódios brasileiros recentes que trazem à tona temas como a banalização do novo coronavírus, possíveis tratamentos para a cura da doença, além de uma crescente insatisfação social na rede diante da forma pela qual o Governo Federal vem lidando com a pandemia no país. Para isso, apostamos na abordagem cartográfica para refletir sobre o que narram os memes postados na rede em tempos de pandemia, reconhecendo que esses arquivos digitais nos convidam a olhar criticamente para as repercussões sociais de um tempo marcado por intensas disputas políticas. Pesquisar memes que expõem fake news brasileiras significa apostar na importância da rede para potencializar a produção e o compartilhamento de imagens-dizeres que nos convidam a participar de um importante movimento ciberativista orquestrado na internet contra algumas decisões governamentais em tempos de pandemia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelle Medeiros Teixeira, Mestranda (bolsista FAPERJ) no Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas (PPGECC) da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FEBF/UERJ).

Mestranda (bolsista FAPERJ) no Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas (PPGECC) da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FEBF/UERJ).

Dilton Ribeiro Couto Junior, Professor Adjunto da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas (PPGECC) da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense da UERJ.

Professor Adjunto da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas (PPGECC) da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense da UERJ.

Leandro Teofilo de Brito, Professor Adjunto da Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente é pós-doutorando do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd/UERJ) e vice-líder do Grupo de estudos sobre Diferença e Desigualdade na Educação Escolar da Juventude (DDEEJ-UERJ).

Professor Adjunto da Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente é pós-doutorando do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd/UERJ) e vice-líder do Grupo de estudos sobre Diferença e Desigualdade na Educação Escolar da Juventude (DDEEJ-UERJ).

Downloads

Publicado

2021-08-07

Como Citar

Teixeira, M. M., Couto Junior, D. R., & Brito, L. T. de. (2021). Nem tudo que reluz é ouro: discutindo memes e fake news em tempos de pandemia. Comunicologia - Revista De Comunicação Da UCB, 14(1), 81 - 101. https://doi.org/10.31501/comunicologia.v14i1.12843

Edição

Seção

Dossiê: "Novas perspectivas teóricas sobre cultura, tecnologia e educação