MÍDIA EM FAMÍLIA: ASPECTOS DAS RELAÇÕES INTERGERACIONAIS NO CONTEXTO DAS REDES SOCIAIS NA INTERNET

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31501/comunicologia.v14i1.12846

Resumo

Este artigo tem como base temática dois aspectos da infância: primeiro, a centralidade do consumo midiático digital no cotidiano e na construção dos relacionamentos sociais das crianças com diversos públicos; segundo, a relevância da instituição familiar nos processos de socialização na infância. Busca-se, a partir de então, identificar que dinâmicas e relações de poder no ambiente doméstico são articuladas a partir dos usos das TICs, com ênfase nas redes sociais na internet. O arcabouço teórico é fundamentado na abordagem da Economia Moral da Família e do Lar (SILVERSTONE; HIRSCH; MORLEY, 1996). Os resultados apresentados decorrem da Análise de Conteúdo Temática (BARDIN, 2011) aplicada nas transcrições de seis grupos focais realizados com 28 crianças entre 10 e 12 anos, estudantes de duas escolas em Natal/RN, uma do ensino privado e outra do ensino público. O estudo sinaliza a presença de formatos de mediação parental restritivo, ativo e de coutilização, que variam segundo os contextos socioeconômicos investigados; distintos pontos de vista de adultos e crianças sobre competências digitais, embasados na construção social da criança e do adolescente como um agente consumidor; e o fenômeno do compartilhamento de imagens da família, que podem representar reforços de estereótipos e status sociais ou uma forma de aproximação com os filhos. Tais aspectos evidenciam a necessidade do diálogo entre pais e filhos e a urgência em se reconhecer a importância do papel da educação midiática para ambos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Alves de Albuquerque Othon, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com período sanduíche na Universidade NOVA de Lisboa (CAPES). Jornalista e publicitária.

Downloads

Publicado

2021-08-07

Como Citar

Othon, R. A. de A. (2021). MÍDIA EM FAMÍLIA: ASPECTOS DAS RELAÇÕES INTERGERACIONAIS NO CONTEXTO DAS REDES SOCIAIS NA INTERNET. Comunicologia - Revista De Comunicação Da UCB, 14(1), 62 - 80. https://doi.org/10.31501/comunicologia.v14i1.12846

Edição

Seção

Dossiê: "Novas perspectivas teóricas sobre cultura, tecnologia e educação