EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: ENSINO REMOTO E A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31501/comunicologia.v14i1.12853

Resumo

O objetivo do artigo é elaborar uma reflexão teórica sobre educação em tempos de pandemia, fazendo uma triangulação de debate entre as especificidades do ensino remoto emergencial, o aumento da precarização do trabalho docente no contexto pandêmico e a necessidade de implementar uma gestão democrática nas instituições de ensino, principalmente em tempos de excepcionalidade educacional. A metodologia partiu de uma análise bibliográfica e documental, sendo que os resultados indicaram novas reconfigurações da precarização docente, com aspectos de youtuberização e uberização da profissão durante a pandemia, onde a gestão democrática se coloca como uma opção que conseguiria fomentar uma educação mais justa e igualitária, diminuindo as desigualdades sociais impostas pelo momento, atingindo níveis mais elevados de qualidade e eficiência no processo de ensino e aprendizagem, abarcando toda a comunidade escolar.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maiara Raquel Campos Leal, Universidade Federal de Goiás/Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação

Bacharela em Ciências Sociais com Habilitação em Políticas Públicas (UFG). Mestra em Sociologia pela UFG. Doutoranda em Comunicação pela UFG.

Guilherme de Freitas Leal, Universidade Federal de Goiás/Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia

Bacharel em Filosofia pela UFG

Licenciatura em Filosofia pelo Claretiano Centro Universitário

Mestrado em Filosofia pelo PPG-Filosofia da UFG

Doutorando em Filosofia pelo PPG-Filosofia da UFG

Downloads

Publicado

2021-08-07

Como Citar

Leal, M. R. C., & Leal, G. de F. (2021). EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: ENSINO REMOTO E A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NO BRASIL. Comunicologia - Revista De Comunicação Da UCB, 14(1), 122 - 139. https://doi.org/10.31501/comunicologia.v14i1.12853

Edição

Seção

Dossiê: "Novas perspectivas teóricas sobre cultura, tecnologia e educação