DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO DIGITAL DE NARRATIVAS PARA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PRECONCEITO

Autores

Resumo

O preconceito é tema recorrente na nossa sociedade e abrange o conjunto de ideias intolerantes e generalizações sobre grupos sociais, classes, etnias, gêneros, comportamentos, entre outros. Pensando em uma forma de lidar com o preconceito de jovens, este trabalho tem como objetivo geral desenvolver um jogo de narrativa ramificada sobre a temática do preconceito. Como objetivos específicos, pretendemos: identificar situações que envolvam preconceito direcionadas ao público jovem; criar narrativas e arte para o jogo a partir das situações selecionadas; elaborar uma versão demonstrativa do jogo. A metodologia adotada é qualitativa e descritiva, e o desenvolvimento do protótipo de jogo segue o método de ciclos, segundo o qual há as fases de pré-produção, produção, testes e finalização. O jogo foi produzido em uma versão demo, ambientado em um contexto escolar, com a finalidade de conscientizar jogadores jovens sobre situações que envolvam preconceito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Júlia Barcelos Flores, Universidade Franciscana

Graduanda em Jogos Digitais pela Universidade Franciscana.

Graziela Frainer Knoll, Universidade Franciscana (UFN)

Professora Adjunta na Universidade Franciscana (UFN), no curso de Publicidade e Propaganda; Doutora em Letras - Estudos Linguísticos (Universidade Federal de Santa Maria - UFSM); Mestre em Letras - Estudos Linguísticos (UFSM); Especialista em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação (UFSM); Bacharel em Comunicação Social, Publicidade e Propaganda (UFSM); Licenciada em Letras, Língua Portuguesa (UFSM).

Downloads

Publicado

2022-04-16

Como Citar

Flores, J. B., & Knoll, G. F. (2022). DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO DIGITAL DE NARRATIVAS PARA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PRECONCEITO. Comunicologia - Revista De Comunicação Da UCB, 14(2), 17 - 38. Recuperado de https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/13047

Edição

Seção

Artigos Livres