DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO DIGITAL DE NARRATIVAS PARA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE PRECONCEITO
Resumo
O preconceito é tema recorrente na nossa sociedade e abrange o conjunto de ideias intolerantes e generalizações sobre grupos sociais, classes, etnias, gêneros, comportamentos, entre outros. Pensando em uma forma de lidar com o preconceito de jovens, este trabalho tem como objetivo geral desenvolver um jogo de narrativa ramificada sobre a temática do preconceito. Como objetivos específicos, pretendemos: identificar situações que envolvam preconceito direcionadas ao público jovem; criar narrativas e arte para o jogo a partir das situações selecionadas; elaborar uma versão demonstrativa do jogo. A metodologia adotada é qualitativa e descritiva, e o desenvolvimento do protótipo de jogo segue o método de ciclos, segundo o qual há as fases de pré-produção, produção, testes e finalização. O jogo foi produzido em uma versão demo, ambientado em um contexto escolar, com a finalidade de conscientizar jogadores jovens sobre situações que envolvam preconceito.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).