CENTRAL DO CANCELAMENTO: POTENCIALIDADES E ESVAZIAMENTOS POLÍTICOS DISCURSIVOS DA CULTURA DO CANCELAMENTO

Autores

  • Maiara Garcia Orlandini
  • Fernanda Garcia Cassiano Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Resumo

As plataformas digitais se transformaram em palcos de diversos movimentos de mobilização política e cultural. Os cancelamentos se configuram como um dos novos repertórios que a internet colocou à disposição dos grupos sociais engajados. Diante desse cenário, o foco do artigo é apontar como a cultura do cancelamento tem ganhos e perdas democráticas, e que esses processos não se excluem. Argumentamos que tais mobilizações podem (a) acirrar a polarização política e incentivar discursos de ódio; ao mesmo tempo que podem (b) pautar debates importantes na esfera pública e pressionar a tomada de decisões de instituições políticas. Propomos, assim, uma análise exploratória qualitativa acerca de distintos exemplos de cancelamentos online. Concluímos que a cultura do cancelamento incita o processo de politização ao agendar debates importantes na esfera pública, ao passo que o despolitiza ao estimular o discurso de ódio e linchamentos virtuais. 


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maiara Garcia Orlandini

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social na Universidade Federal de Minas Gerais na linha de pesquisa Processos Comunicativos e Práticas Sociais.Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Faculdade Maringá (2012). Mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).Foi professora substituta no departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) nos anos de 2016 e 2017. Integra o Grupo de Pesquisa em Mídia e Esfera Pública. Estuda as especificidades da Comunicação Política e Ativismo Digital. 

Fernanda Garcia Cassiano, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Mestranda em Estudos Literários pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Vinculada ao projeto de pesquisa "Lacanianismo, literatura e cultura" e ao projeto "Outras Palavras" (POP), sócia da Editora Trema e Chefe de Redação na mesma limitada. Formada em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas Correspondentes, pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Downloads

Publicado

2022-04-16

Como Citar

Orlandini, M. G., & Cassiano, F. G. (2022). CENTRAL DO CANCELAMENTO: POTENCIALIDADES E ESVAZIAMENTOS POLÍTICOS DISCURSIVOS DA CULTURA DO CANCELAMENTO. Comunicologia - Revista De Comunicação Da UCB, 14(2), 1 - 16. Recuperado de https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/13568

Edição

Seção

Artigos Livres