CENTRAL DO CANCELAMENTO: POTENCIALIDADES E ESVAZIAMENTOS POLÍTICOS DISCURSIVOS DA CULTURA DO CANCELAMENTO
Resumo
As plataformas digitais se transformaram em palcos de diversos movimentos de mobilização política e cultural. Os cancelamentos se configuram como um dos novos repertórios que a internet colocou à disposição dos grupos sociais engajados. Diante desse cenário, o foco do artigo é apontar como a cultura do cancelamento tem ganhos e perdas democráticas, e que esses processos não se excluem. Argumentamos que tais mobilizações podem (a) acirrar a polarização política e incentivar discursos de ódio; ao mesmo tempo que podem (b) pautar debates importantes na esfera pública e pressionar a tomada de decisões de instituições políticas. Propomos, assim, uma análise exploratória qualitativa acerca de distintos exemplos de cancelamentos online. Concluímos que a cultura do cancelamento incita o processo de politização ao agendar debates importantes na esfera pública, ao passo que o despolitiza ao estimular o discurso de ódio e linchamentos virtuais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).