Mulheres no Audiovisual

um estudo de caso da produtora Dona Filmes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31501/clogia.v16i1.14243

Resumo

O presente artigo tem a intenção de mostrar a importância das políticas de incentivo à cultura do audiovisual para a emancipação feminina, como uma ferramenta de inclusão social para as mulheres. O principal objetivo é pesquisar o crescimento de projetos produzidos por mulheres, em particular na produtora Dona Filmes, no Distrito Federal - Brasília, Brasil. Os objetivos específicos são compreender o fomento da cultura do audiovisual por meio de políticas públicas que apoiam o empoderamento feminino, e como estas políticas impactam regionalmente a produtora Dona Filmes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leandro Rolim, Universidad de Salamanca

Professor Doutor. Profissional de mercado e pesquisador de Comunicação e Marketing; Produtor Executivo da TV Brasil Internacional - EBC. Radialista, Jornalista e Ator; possui graduação em "Comunicação Social - RTV" pela Universidade Federal de Pernambuco (2004), Pós-graduação Lato Sensu em "Gestão em Marketing" pela Faculdade para o Desenvolvimento de Pernambuco (2008) e é Doutor em "Comunicación Audiovisual, Revolución Tecnológica y Cambio Cultural" pela Universidad de Salamanca - Espanha (2016). Tem experiência em audiovisual, tendo atuado nas diversas funções da profissão em emissoras de redes como TV Brasil, Band, SBT, Rádio Clube FM, Rede Estação Sat, TV e Rádios Universitárias de PE e Rádio OASIS Salamanca - Espanha. Gerenciou projetos multiplataformas para SETUR - Prefeitura da Cidade do Recife, SINTEPE - PE, IESB TV, TV e Rádio Projeção. Seus trabalhos nas áreas de Comunicação e Marketing foram premiados pelo Ministério do Turismo em 2010 e ONU/ACNUR em 2014, entre outros. Atuou como docente do Departamento de Comunicação do Centro Universitário IESB - Brasília / DF e do UNIBRATEC / PE tendo participado ativamente do NDE do curso de Produção em Multimídia IESB, conceito 4 pelo MEC em 2014. Orientou e fez bancas em vários TCC's de Departamentos de Comunicação. Atualmente é professor e membro do NDE e conselho de classe dos cursos de "Marketing" e "Publicidade e Propaganda" do Centro Universitário UniProjeção, em Brasília / DF. Leciona disciplinas de Produção, Direção e Edição para Rádio, Web e TV; Ética na Publicidade; Redação Publicitária; Criação de Textos para RTV, Produção em Multimídia, Comunicação Integrada e Introdução ao Marketing. Tendo lecionado também Transmedia Storytelling em cursos de Pós-Graduação da Estácio e Faculdade JK, em Brasília/DF. Coordena o Grupo de Pesquisa "MOVI.COM - Movimento Socioambiental Empresarial e Comunicação Digital" do UniProjeção. A tese doutoral "La Media Indoor en la Construcción de una Nueva Interactividad Publicitaria" obteve em sua defesa nota máxima e CUM LAUDE pela Universidad de Salamanca, España e foi indicada ao Prêmio Extraordinário de Teses defendidas em 2015/2016 pela Universidad de Salamanca.

Downloads

Publicado

2024-03-25

Como Citar

Rolim, L., Diniz Alves, L., & Rodrigues Mateus, T. . (2024). Mulheres no Audiovisual: um estudo de caso da produtora Dona Filmes . Comunicologia - Revista De Comunicação Da Universidade Católica De Brasília, 16(1). https://doi.org/10.31501/clogia.v16i1.14243

Edição

Seção

Artigos Livres