O PAPEL DO FEEDBACK NO FORTALECIMENTO DA BIDIRECCIONALIDADE DA COMUNICAÇÃO INTERNA NAS ORGANIZAÇÕES

Autores

Palavras-chave:

Comunicação Bidireccional. Comunicação Interna. Desempenho Organizacional. Importância do Feedback.

Resumo

Este artigo investiga o papel do feedback no fortalecimento da bidireccionalidade da comunicação interna nas organizações. Trata-se de um estudo qualitativo desenvolvido com base na revisão bibliográfica, com a finalidade de obter uma percepção mais abrangente sobre a importância do feedback para a comunicação bidireccional nas organizações. O estudo aponta que o feedback é uma ferramenta essencial que impacta directamente a motivação e o engajamento dos colaboradores, além de facilitar a construção de um clima de confiança entre líderes e liderados. O feedback, quando aplicado de forma eficaz, contribui para a melhoria das interacções interpessoais e o desempenho organizacional. Apesar da sua importância reconhecida, o feedback é frequentemente subutilizado nas organizações, resultando em falhas de comunicação que podem comprometer o ambiente de trabalho. O trabalho conclui que a promoção de uma cultura que valorize o feedback é vital para a comunicação eficaz dentro das organizações, com implicações significativas para a saúde organizacional e a performance dos colaboradores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mateus Johane Sigaúque, Secretaria Distrital de Balama

Mateus Johane Sigaúque, é licenciado em Ensino de Matemática pela Faculdade de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Pedagógica (Moçambique), Mestre em Administração Pública pela Faculdade de Gestão de Turismo e Informática da Universidade Católica de Moçambique e Doutorando em Ciências da Comunicação pela Faculdade de Educação e Comunicação da Universidade Católica de Moçambique

Referências

AYA, Nejjari. Exploring the Impact of Feedback Within Organizational Communication on Employee’s Motivation. International Journal of Research and Innovation in Social Science (IJRISS), Bucharest, v. 8, n. 12, p. 1200-1209.

BAKER, Amanda; PERREAULT, Dominique; REID, Alain; BLANCHARD, Céline M. Feedback and Organizations: Feedback is Good, Feedback-Friendly Culture is Better. Canadian Psychology/Psychologie canadienne, Ottawa, v. 54, n. 4, p. 260-268, 2013.

BAKER, Nathan. Employee feedback technologies in the human performance system. Human Resource Development International, London, v. 13, n. 4, p. 477–485, 2010.

BRANDÃO, Nuno Goulart. A comunicação interna estratégica como reforço da valorização das pessoas e seus níveis de engagement nas organizações. Media & Jornalismo, Lisboa, p. 91-102, 2018.

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral de administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações. 7ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

COMUNICAÇÃO. In: DICIO, Dicionário Online de Português. Porto: 7Graus, 2025. Disponível em: https://www.dicio.com.br/comunicacao/. Acesso em: 10 Jan. 2025.

COMUNNICATION. In: Merriam-Webster Dictionary. Springfield: Merriam-Webster, 2025. Disponível em: https://www.merriam-webster.com/dictionary/communication. Acesso em: 10 Jan. 2025.

CURVELLO, João José Azevedo. Comunicação interna e cultura organizacional. 2ª ed. Brasília: Casa das Musas, 2012.

HARDAVELLA, Georgia; AAMLI-GAAGNAT, Ane; SAAD, Neill; ROUSALOVA, Ilona; SRETER, Katherina B. How to give and receive feedback effectively. Breathe, Sheffield, v. 13, n. 4, p. 327-333.

HATTIE, John; TIMPERLEY, Helen. The Power of Feedback. Review of Educational Research, Thousand Oaks, v. 77, n. 1, p. 81-112, 2007.

ILGEN, Daniel R.; FISHER, Cynthia D; TAYLOR, M. Susan. Consequences of individual feedback on behavior in organizations. Journal of Applied Psychology, Washington, v. 64, n. 4, p. 349-371, 1979.

JOHNSON, Douglas A.; JOHNSON, C. Merle; DAVE, Priyanka. Performance Feedback in Organizations: Understanding the Functions, Forms, and Important Features. Journal of Organizational Behavior Management, London, v. 43, n. 1, p. 64-89, 2023.

KLUGER, Avraham N.; DeNISI, Angelo. The Effects of Feedback Interventions on Performance: A Historical Review, a Meta-Analysis, and a Preliminary Feedback Intervention Theory. Psychological Bulletin, Washington, v. 119, n. 2, p. 254-284, 1996.

KUNSCH, Margarida Maria Krohling. As dimensões humana, instrumental e estratégica da Comunicação Organizacional: recorte de um estudo aplicado no segmento corporativo. Intercom – RBCC, São Paulo, v. 35, n. 2, p. 267-289, 2012.

KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Comunicação organizacional na era digital: contextos, percursos e possibilidades. Signo y Pensamiento, Bocotá, v. 26, n. 51, p. 38-51, 2007.

KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Comunicação organizacional: conceitos e dimensões dos estudos e das práticas. In MARCHIORI, Marlene (Org.). Faces da cultura e da comunicação organizacional. São Caetano do Sul: Difusão Editora, 2006, p. 167-190.

KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Comunicação Organizacional: contextos, paradigmas e abrangência conceitual. MATRIZes, São Paulo, v. 8, n. 2, p. 35-61, 2014.

KUTASI, Réka. Feedback: unveiling its impact and enhancing its effectiveness in education. Revista de Pedagogie/ Journal of Pedagogy, Bucharest, v. 2, n. 71, p. 7-32, 2023.

LIESEN, Maurício. Communicatio: communio: koinonia. Questões Transversais – Revista de Epistemologias da Comunicação, São Leopoldo, v. 2, n. 4, p. 89-97, 2014.

LOPES, Maria de Fátima Caetano Vieira. A percepção dos alunos sobre o feedback dos professores. Tese (Doutoramento em Educação) – Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Lisboa, 2021.

MORY, Edna Holland. Feedback research revisited. In JONASSEN, David; DRISCOLL, Marcy (Eds.). Handbook of research on educational communications and technology. 2ª ed. New York: Lawrence Erlbaum Associates Publishers, 2004, p. 745–783.

MUSHEKE, Mukelabai M.; PHIRI, Jackson. The Effects of Effective Communication on Organizational Performance Based on the Systems Theory. Open Journal of Business and Management, Glendale, n. 9, p. 659-671, 2021.

OLIVEIRA, Ivan Carlo Andrade de. Da Cibernética à Teoria do Caos. In Souza, Rose Maria Vidal de; Melo, José Marques de; MORAIS, Osvando J. de (Orgs.). Teorias da Comunicação: Correntes de Pensamento e Metodologias de Ensino. São Paulo: Intercom, 2014, p. 101-126.

OLIVEIRA, Tatiane Rodrigues Carvalho de; RUÃO, Teresa. A (re)organização da comunicação interna a partir de processos participativos. In: PINTO-COELHO, Z.; MARINHO, S.; RUÃO, T. (Eds.). Práticas comunicativas, organizações e educação. Atas das VIII Jornadas Doutorais do CECS. Braga: CECS, 2022. p. 90-110.

ONOREL, Petrișor Blidaru. The importance of feedback in organizational communication. Social Economic Debates, Bucharest, v. 8, n. 1, p. 30-38, 2019.

PEREIRA, Manuel Joaquim de Sousa. A gestão da comunicação nas organizações e liderança pessoal. Tese (Doutoramento em Ciências da Comunicação) – Facultade de Ciencias da Comunicación, Universidade de Santiago de Compostela, Santiago de Compostela, 2014.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani César de. Metodologia do trabalho científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 2ª ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

RABBANI, L. M., ALQUWAITAEI, R. S., ALARABI, K. S. & ALSALHI, N. R. Feedback Revisited: Definitional, Structural, and Functional Issues. Journal of Statistics Applications & Probability, New York, v. 12, n. 3, p. 1039-1044, 2022.

RAMAPRASAD, Arkalgud. On the definition of feedback. Behavioral Science, Basel, v. 28, p. 4-13, 1983.

RIBEIRO, João. Manual Técnico do Formando: Comportamento Organizacional. Portugal: ANJE - Associação Nacional de Jovens Empresários e EduWeb, 2008.

ROBBINS, Stephen P. Comportamento Organizacional. 11ª ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.

ROGITO, Jeremiah; MAKABE, Morris. The Art and Act of Providing Feedback at the Workplace: Effective Feedback for Positive Results. Pan-African Journal of Education and Social Sciences (PAJES), Nairobi, v. 4, n. 1, p. 49-56, 2023.

RUÃO, Teresa. Organização comunicativa: teoria e prática em comunicação organizacional. Braga: CECS – Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, 2016.

SHUTE, Valerie J. (2008). Focus on Formative Feedback. Review of Educational Research, Thousand Oaks, v. 78, n. 1, p. 153-189, 2008.

STONE, Douglas; HEEN, Sheila. Obrigado pelo feedback: a ciência e a arte de receber bem o retorno de chefes, colegas, familiares e amigos. Portfólio Penguin, 2016.

TEMER, Ana Carolina Rocha Pessoa; NERY, Vanda Cunha Albieri. Para entender as teorias da comunicação. Uberlândia: Aspectus, 2004.

UPASTI, Vivitsa. Feedback & its Relevance in Communication. Business and Economics Journal, Brussels, v. 13, n. 4, p. 2-4, 2022.

URBANCOVÁ, Hana; VRABCOVÁ, Pavla; PACÁKOVÁ, Zuzana. Communication from below: Feedback from employees as a tool for their stabilisation. Heliyon, Cambridge, n. 10, p. 1-10, 2024.

VERGHESE, Aniisu K.. Internal Communication: Practices and Implications. SCMS Journal of Indian Management, Kochi, p. 103-113, 2017.

WELCH, Mary; JACKSON, Paul R. Rethinking internal communication: A stakeholder approach. Corporate Communications, Leeds, v. 12, n. 2, p. 177–198, 2007.

ZAHID, Ayesha; QINGHE, Zhu; SOHAIL, Ali. Communication Barriers and Process of Feedback in Social Interactions. Mediterranean Journal of Social & Behavioral Research, Nicosia, v. 5, n. 1, p. 3-12, 2021.

Downloads

Publicado

2025-06-11

Como Citar

Sigaúque, M. J. (2025). O PAPEL DO FEEDBACK NO FORTALECIMENTO DA BIDIRECCIONALIDADE DA COMUNICAÇÃO INTERNA NAS ORGANIZAÇÕES. Comunicologia - Revista De Comunicação Da Universidade Católica De Brasília, 18(1), 01-19. Recuperado de https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/15591

Edição

Seção

Artigos Livres