ESCLARECENDO NOÇÕES DE EXCESSO, ATRAÇÕES E PERFORMATIVIDADE EM O LOBO DE WALL STREET

Autores

  • Marcos Gabriel Faria Carrera PPGCOM - UFF

Palavras-chave:

Cinema, Martin Scorsese, O Lobo de Wall Street, Excesso, Cinema de atrações

Resumo

Alguns termos se tornaram usuais na teoria cinematográfica a partir da metade final do século XX. No entanto, excesso, atrações e performance são noções cujas especificidades e interfaces nem sempre são situadas da forma mais clara possível. O artigo usa um filme do cinema hegemônico contemporâneo, O Lobo de Wall Street, de Martin Scorsese, como forma de analisar de que modo todas essas linhas teóricas se entrecruzam na prática cinematográfica. O filme foi escolhido, em parte, por conta de sua recepção midiática, que frisou seu conteúdo “excessivo”. O que ficou claro, no entanto, é que o termo foi usado, nesse caso, como sinônimo de taxação moral, o que denota, por fim, uma concepção de cinema baseada em ditames do racionalismo ocidental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAÚJO, Inácio. Crítica de O Irlandês. Folha de São Paulo, São Paulo, 13 de novembro de 2019. Disponível em: <https://bit.ly/3LhMnHC>. Acesso em: 03 de março de 2025.

BELTING, Hans. “A janela e o muxarabi: uma história do olhar entre Oriente e Ocidente”. In ALLOA, E. (org.). Pensar a imagem. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. Porto Alegre: L&PM, 2019.

BEUGNET, Martine. Cinema and Sensation: French Film and the Art of Transgression. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2007.

CRARY, Jonathan. Techniques of the observer. On vision and modernity in the Nineteenth Century. Cambridge: MIT Press, 1990.

CRUZ, Gilbert. The Wolf of Wall Street. Vulture, 2013. Disponível em: <https://www.vulture.com/2013/12/does-the-wolf-of-wall-street-exalt-excess.html>. Acesso em: 17 de abril de 2025.

DAGRADA, Elena. Between the eye and the world. The emergence of the point-of-view shot. Brussels: P.I.E. Peter Lang, 2014.

DEBORD, Guy. A Sociedade do Espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 2017.

FREIRE, Jurandir Costa. O vestígio e a aura. Corpo e consumismo na moral do espetáculo. Rio de Janeiro: Garamond, 2005.

ELSAESSER, Thomas; HAGENER, Malte. Film Theory. An introduction through the senses. New York, London: Routledge, 2010.

GUNNING, Tom. “The Cinema of Attraction(s): Early Film, Its Spectator and the Avant-Garde”. In STRAUVEN, Wanda (org.). Cinema of Attractions Reloaded. Amsterdam: Amsterdam University Press, 2006.

HAYES, Patrick. Counterpoint. MovieWEB, 2013. Disponível em: <https://movieweb.com/wolf-of-wall-street-controversial-overhyped/. Acesso em 23 de abril de 2025.

HOWES, David. “Hyperesthesia, or, the sensual logic of late capitalism”. In Empire of the senses: the sensual culture reader. Oxford: Berg Publishers, 2005.

HUCEK, David. Working like wolves. Labor, Class and Spectatorship in Martin Scorsese’s The Wolf of Wall Street. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas). Karl-Franzens-Universität Graz, Graz, 2018.

RAYMOND, Marc. Martin Scorsese and American Film Genre. Dissertação (Mestrado em Cinema). Carleton University, Ottawa, 2000.

SOLANA, Mariela; VACCAREZZA, Nayla Luz. “Relecturas feministas del giro afectivo”. Revista Estudos Feministas, v. 28. n. 2, p. e72445, 2020.

THOMPSON, Kristin. “The Concept of Cinematic Excess”. In Cine-Tracts, v. 1, n. 2, 1977. Providence: Brown University, 1977.

WILLIAMS, Linda. “Film Bodies: Gender, Genre, and Excess”. In BRAUDY, Leo. COHEN, Marshall. Film Theory and Criticism. New York, Oxford: Oxford University Press, 2009.

WILMES, John. The 20th Century, as Told by Martin Scorsese. The Ringer, October 16, 2023. Disponível em: <https://www.theringer.com/movies/2023/10/16/23916196/martin-scorsese-killers-of-the-flower-moon-career-casino-goodfellas-wolf-of-wall-street>. Acesso em: 24 de dezembro de 2024.

Downloads

Publicado

2025-06-11

Como Citar

Faria Carrera, M. G. (2025). ESCLARECENDO NOÇÕES DE EXCESSO, ATRAÇÕES E PERFORMATIVIDADE EM O LOBO DE WALL STREET. Comunicologia - Revista De Comunicação Da Universidade Católica De Brasília, 18(1), 53-66. Recuperado de https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/15727

Edição

Seção

Artigos Livres