CELEBRIDADES NA ARENA POLÍTICA: UMA ANÁLISE DISCURSIVA DO MARKETING COMO ENGAJAMENTO DEMOCRÁTICO

Autores

Palavras-chave:

Discurso do sucesso, Discurso político, Discurso midiático

Resumo

Este artigo investiga a presença de formações imaginárias no discurso midiático-político a partir da matéria “Marketing travestido de política: nova moda dos famosos?” (NOLETO, 2025), publicada no portal Jornal Opção. O estudo tem como tema a interseção entre sucesso midiático e engajamento político, tendo como objeto a análise discursiva da mencionada notícia. O aparato teórico-metodológico adotado inscreve-se na Análise do Discurso materialista, especialmente na operação dos conceitos de condições de produção, formação discursiva e formação imaginária, possibilitando o exame da articulação entre linguagem, poder e subjetivação no contexto da cultura digital. Como principais resultados, a análise identificou duas formações imaginárias predominantes: a do “político de ocasião”, que instrumentaliza o espaço político para fins de autopromoção; e a do “cidadão enganado”, convocado como sujeito cético diante da espetacularização da política. Tais formações revelam o esvaziamento crítico do debate democrático e a crescente influência das estratégias de marketing sobre a representação política. Conclui-se que a midiatização da política reconfigura o campo democrático, demandando novas formas de resistência discursiva frente à transformação da política em performance e consumo.

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Biografia do Autor

Thiago Barbosa Soares, Universidade Federal do Tocantins (UFT)/CNPq

Possui graduação em Letras, português/inglês, pela Universidade do Vale do Sapucaí (2009), em Psicologia pela Universidade Paulista (2014), em Filosofia pela Universidade de Franca (2014) e em Ciências Humanas pela Universidade Estácio de Sá (2023), especialização em Estudos Literários pela Faculdade Comunitária de Campinas (2013), mestrado em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (2015) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (2018). É líder do Grupo de Estudo de Análise do Discurso (GEsTADI - UFT) e membro pesquisador do Grupo de Estudos em Análise do Discurso e História das Ideias Linguísticas (VOX - UFSCar). Atua como professor nos cursos de graduação em Letras e de pós-graduação stricto sensu em Letras da Universidade Federal do Tocantins no campus de Porto Nacional. Coordenou o Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Letras (PPGLetras) da Universidade Federal do Tocantins (UFT) de janeiro de 2022 a janeiro de 2023. É pesquisador bolsista de produtividade do CNPq (PQ-2), com experiência de pesquisa na área de Linguística, com ênfase em Análise do Discurso.

 

 

Referências

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Publicado

2025-06-11

Como Citar

Soares, T. B. (2025). CELEBRIDADES NA ARENA POLÍTICA: UMA ANÁLISE DISCURSIVA DO MARKETING COMO ENGAJAMENTO DEMOCRÁTICO. Comunicologia - Revista De Comunicação Da Universidade Católica De Brasília, 18(1), 20-33. Recuperado de https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/15728

Edição

Seção

Artigos Livres