Teoria das Representações Sociais e Comunicação Organizacional: o que revelam os discursos sobre responsabilidade social no site institucional de um banco brasileiro?

Autores

  • Luíza Mônica Assis Silva Universidade Católica de Brasília
  • Ana Lúcia Galinkin Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.31501/comunicologia.v4i2.2872

Resumo

Este artigo tece articulações entre a Teoria das representações sociais e o campo da comunicação organizacional. Nosso objetivo foi identificar os principais conteúdos expressos, ênfases e recortes a respeito da responsabilidade social presentes nos discursos do site institucional do banco Beta. Realizamos a análise lexical, por meio do programa ALCESTE, dos discursos sobre responsabilidade social veiculados no site institucional de um banco brasileiro. Destacamos os seguintes resultados: não foi identificada uma representação social sobre a responsabilidade social no discurso oficial do site, e sim textos que consubstanciam o universo reificado (UR), baseado nas ciências administrativas e ambientais; constatamos a existência da Themata Continuidade X Finitude; há um volume reduzido de informações a respeito das ações e projetos do banco nessa área; trata-se de um instrumento de comunicação pouco dialógico, interativo o que pode comprometer a ativação de representações sociais sobre a responsabilidade social da empresa. São necessários novos estudos em outros veículos de natureza institucional do banco para que possamos conhecer as representações sociais expressas nas mensagens institucionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luíza Mônica Assis Silva, Universidade Católica de Brasília

Doutora em Psicologia Social do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Brasília - UnB, professora do Mestrado em Comunicação da universidade Católica de Brasília – UCB.

Ana Lúcia Galinkin, Universidade de Brasília

Professora doutora do Programa de Psicologia Social do Trabalho e das Organizações da Universidade de Brasília – UnB.

Downloads

Publicado

2011-12-14

Como Citar

Silva, L. M. A., & Galinkin, A. L. (2011). Teoria das Representações Sociais e Comunicação Organizacional: o que revelam os discursos sobre responsabilidade social no site institucional de um banco brasileiro?. Comunicologia - Revista De Comunicação Da Universidade Católica De Brasília, 4(2), 01-25. https://doi.org/10.31501/comunicologia.v4i2.2872

Edição

Seção

Artigos