O anime music video (AMV) como inovação na linguagem midiádica

Autores

  • Herom Vargas Universidade Municipal de São Caetano do Sul
  • Marco Bellan Universidade Municipal de São Caetano do Sul

DOI:

https://doi.org/10.31501/comunicologia.v5i1.3717

Resumo

O AMV (anime music video) é uma forma de videoclipe feito pelos otakus, nome dados aos fãs da cultura pop japonesa, a partir da colagem de cenas de animês (desenhos animados japoneses) em sincronia com ma música. O artigo tem como objetivo identificar os elementos que caracterizam esses vídeos, destacando aspectos inovadores de sua linguagem a partir do conceito de pós-modernidade e dos contextos da cibercultura e das comunidades virtuais. O corpus da pesquisa é composto por nove vídeos premiados na categoria Best of the Year (melhor do ano), entre os anos 2002 e 2010, no principal concurso do gênero, o VCA (Viewers Choice Awards), promovido anualmente pelo portal Anime Music Video (animemusicvideo.org). A análise se baseou na observação de elementos presentes na linguagem do videoclipe e do AMV, como sinestesia, relação entre cenas e música, narratividade, performance dos personagens, edição, efeitos visuais, montagem/colagem e animês escolhidos. Os resultados obtidos comprovam o caráter inovador dessa linguagem e sua evolução ao longo dos últimos anos. 

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Publicado

2012-11-05

Como Citar

Vargas, H., & Bellan, M. (2012). O anime music video (AMV) como inovação na linguagem midiádica. Comunicologia - Revista De Comunicação Da UCB, 5(1), 04-29. https://doi.org/10.31501/comunicologia.v5i1.3717

Edição

Seção

Cibercultura