Mapeamento da comunicação nas organizações bauruenses: verificando o empoderamento da comunicação no interior paulista
Resumo
A pesquisa quantitativa realizada sobre a comunicação nas organizações bauruenses tem servido de inspiração para o desenvolvimento de pesquisas aplicadas à realidade organizacional brasileira, aos cursos de comunicação e a melhorias no aspecto comunicacional das organizações na região. O objetivo é oferecer informações sobre a comunicação organizacional e o papel do relações públicas nesse processo, mensurando o empoderamento deste na comunidade. A metodologia do mapeamento baseia-se em questionários estruturados, no sentido de se capturarem fatores rotineiros, ativos e retroativos, do processo de comunicação, como: tipos de relacionamento, canais e meios, grau de interação e interdependência entre as partes, tipos de públicos envolvidos no processo e expectativas da organização em relação a metas, objetivos, ações, eventos e atividades programadas de comunicação. Para a delimitação de uma proposta reflexiva a partir dos dados, optou-se por trabalhar analisando-se três dimensões: da comunicação estraté- gica, vinculada ao modelo de negócios e às tecnologias informacionais; da comunicação interna, atrelada à cultura, à estrutura e à gestão organizacional que implica novos paradigmas de relacionamento; e, por fim, a intenção de se materializar os dados levantados em indicadores e escalas a partir de atributos causadores ou inibidores da comunicação excelente, incluindo avaliação da prática das relações públicas. Este artigo apresenta os principais resultados referentes às microempresas de Bauru, interior de São Paulo.Downloads
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