Arquétipos na publicidade: a mitologia no comercial televisivo Video Conferencing from Sony
DOI:
https://doi.org/10.31501/comunicologia.v8i1.6478Resumo
Este artigo busca inserções do conceito de arquétipo, da Psicologia Analítica, na construção de anúncios e marcasintegrantes da narrativa publicitária. O estudo foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica e análise do comercial
Video conferencing from Sony. Inicialmente, são definidas as estruturas que constituem o arquétipo: o imaginário,
os símbolos e as imagens coletivas. Em seguida, mostra-se a presença dos arquétipos da mitologia clássica e suas
atualizações na publicidade e em outras narrativas contemporâneas. O cerne da reflexão é a comparação das estruturas narrativas na mitologia e nos anúncios, mostrando que as pessoas e as personagens têm um arquétipo predominante
em sua personalidade e que essa característica é amplamente utilizada na construção do posicionamento de marcas
e na venda de produtos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).