Arquétipos na publicidade: a mitologia no comercial televisivo Video Conferencing from Sony

Autores

  • Asdrúbal Borges Formiga Sobrinho Universidade Católica de Brasília (UCB)
  • Marcelo Alves de Oliveira Universidade Católica de Brasília (UCB)

DOI:

https://doi.org/10.31501/comunicologia.v8i1.6478

Resumo

Este artigo busca inserções do conceito de arquétipo, da Psicologia Analítica, na construção de anúncios e marcas
integrantes da narrativa publicitária. O estudo foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica e análise do comercial
Video conferencing from Sony. Inicialmente, são definidas as estruturas que constituem o arquétipo: o imaginário,
os símbolos e as imagens coletivas. Em seguida, mostra-se a presença dos arquétipos da mitologia clássica e suas
atualizações na publicidade e em outras narrativas contemporâneas. O cerne da reflexão é a comparação das estruturas narrativas na mitologia e nos anúncios, mostrando que as pessoas e as personagens têm um arquétipo predominante
em sua personalidade e que essa característica é amplamente utilizada na construção do posicionamento de marcas
e na venda de produtos.

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Publicado

2015-12-17

Como Citar

Sobrinho, A. B. F., & Oliveira, M. A. de. (2015). Arquétipos na publicidade: a mitologia no comercial televisivo Video Conferencing from Sony. Comunicologia - Revista De Comunicação Da Universidade Católica De Brasília, 8(1), 27-51. https://doi.org/10.31501/comunicologia.v8i1.6478

Edição

Seção

Artigos